Sendo f (x)=c uma função constante construa o gráfico da função onde c vale -3 e o domínio {-2,1,1,3]
Soluções para a tarefa
O gráfico desta função de domínio {-2, -1, 1, 3} é dado pelos pontos (-2, -3), (-1, -3), (1, -3) e (3, -3).
Para realizar este exercício vamos rever o que é uma função polinomial de grau zero.
Funções polinomiais
Sendo x nossa variável independente e y nossa variável dependente temos que a relação entre os elementos do conjunto domínio (representados por x) com os elementos do conjunto contra-domínio (representados por y) se dá através de uma lei de formação, denominada função caso não tenhamos mais de um valor de y associados a um x, que caso seja formada por um ou uma associação de monômios é definida como polinomial. Outros exemplos de função são exponencial, logaritmo e trigonométrica.
Grau de uma função polinomial
O maior expoente dos monômios que definem nossa função polinomial é quem determina o grau da função. Neste caso temos uma função de grau zero, pois:
f(x) = -3
f(x) = -3 • 1
f(x) = -3 • xº
Ou seja, independente do valor de x teremos sempre um mesmo valor para f(x). Uma função f(x) de grau zero define, geometricamente, uma reta paralela ao eixo x, onde o valor de f(x) por onde a reta intercepta o eixo das ordenadas (eixo y) é o próprio valor da constante C = -3.
Sendo assim, como nos é afirmado que o domínio é dado pelo conjunto {-2, -1, 1, 3} então tomaremos somente estes valores de x para formar nosso gráfico de forma que os pontos formados serão (-2, -3), (-1, -3), (1, -3) e (3, -3).
Continue estudando sobre gráficos de funções aqui: https://brainly.com.br/tarefa/38810064
#SPJ4
Descreva o domínio, o contradomínio e a imagem da função abaixo:
não necessária