• Sendo assim, para auxiliá-la, descreva o que é conhecimento tácito e explícito?
• Quais são os conhecimentos tácitos e explícitos que a GE Celma utiliza ou pode utilizar em sua atuação?
• De que forma eles podem ser acessados no ambiente interno e externo da organização para a criação de redes de conhecimento?
• - Qual a diferença entre gestão do conhecimento e gestão da informação?
• Como as práticas de gestão de pessoas adotadas pela GE Celma podem contribuir para a inovação na organização?
Soluções para a tarefa
A e B) Conhecimento Tácito - em síntese, é aquele adquirido com o passar dos anos. Normalmente, é representado pela experiência vivida por cada pessoa da organização.
Exemplo: a história de vida de um determinado colaborador.
Conhecimento Explícito - basicamente, é um tipo de conhecimento que é visível para todos. Na prática, este tipo de conhecimento pode ser patenteado em várias mídias.
Exemplo: o colaborador que tem facilidade para falar em público.
C) Na prática, é por meio de feedacks ou conversas pessoais que o colaborador pode expor um pouco do seu Conhecimento Tácito. Por outro lado, o Conhecimento Explícito pode ser explorado em palestras na empresa, reuniões de planejamento semanal e eventos da empresa.
D) Gestão do Conhecimento - a Gestão do Conhecimento envolve a criação, identificação, compartilhamento e uso do conhecimento no interior de uma organização. Basicamente, a Gestão do Conhecimento é composta pelos seguintes componentes: Dados, Informação e Conhecimento.
Gestão da Informação - na prática, a Gestão da Informação envolve a captura ou coleta, processamento e saída de dados (cadastros de clientes, produtos, serviços, vendas, outros).
Na prática, as empresas usam SIG's - Sistemas de Informações Empresariais para manipular informações obtidas por meio dos processos internos.
Vá e vença!