"Sendo a felicidade, então, uma certa atividade da alma conforme à excelência perfeita, é necessário examinar a natureza da excelência. Isto provavelmente nos ajudará em nossa investigação a respeito da felicidade. (...) É evidente que a excelência a examinar é a excelência humana, pois o bem e a felicidade que estamos procurando são o bem humano e a felicidade humana. A excelência humana significa, dizemos nós, a excelência não do corpo, mas da alma, e também dizemos que a felicidade é uma atividade da alma." (Aristóteles, Ética a Nicômaco, I, 13) Segundo Inara Zanuzzi, professora de história da filosofia antiga na UFRGS, Aristóteles analisa no capítulo 6 da Ética a Nicômaco, I, "a opinião de Platão, um filósofo com quem Aristóteles havia estudado como discípulo. Platão acreditava que o bem supremo fosse uma Ideia, uma noção abstrata de bem que seria a mesma para todos os seres existentes no mundo. De fato, poderíamos saber que aquele era o verdadeiro bem porque ele era o mesmo para todos os seres. Aristóteles, no entanto, não acredita que essa seja uma boa resposta. Com efeito, uma tal noção abstrata e universal não é algo que podemos obter, que podemos concretizar na nossa vida (visto que é algo que deve ser concretizado pelo universo todo). Portanto, uma tal noção de bem não pode ser um fim para o homem. O fim humano deve ser algo que ele pode realizar, algo que é factível para ele." ("Obra: Ética a Nicômaco – Livro I", in SESCFecomércio-PR, Banho de Lama Filosofia. Curitiba: Sesc Paço da Liberdade, 2012, p. 47 (Cadernos do Paço, 5).) Levando em consideração esses comentários da professora Inara Zanuzzi, como deveríamos compreender o uso das expressões "excelência perfeita" e "excelência humana" na passagem da Ética a Nicômaco citada acima?
#UFPR
#VESTIBULAR
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
A excelência humana compreende o bem estar e a excelência da alma, onde a felicidade representa a atividade constante da alma, que é alimentada por sensações de prazer, de satisfação, alegria, por meio de obtenção de conhecimento e de realizações.
A excelência perfeita relaciona-se com o cumprimento do propósito de um indivíduo, onde cada um está destinado a desempenhar uma determinada função no decorrer da vida.
Perguntas interessantes
Direito,
8 meses atrás
Ed. Física,
8 meses atrás
Pedagogia,
8 meses atrás
Português,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás