Pedagogia, perguntado por fernandapereira19049, 10 meses atrás

Sempre estamos nos perguntando qual seria o melhor governo. Muitos questionam a democracia, pois, a consideram instável. Porém, há os que consideram a melhor forma de atender ao interesse coletivo. Platão e Aristóteles não viam da mesma forma a questão do poder, as formas de governo. Para eles, o princípio do bom governo deve obedecer a critérios diferentes.

Nesse sentido, sobre o poder e as formas de governo para os dois pensadores gregos, analise as afirmativas:

I. Aristóteles considera que a democracia tem seus “males” e é, mesmo assim, a melhor forma de governo. Porque, para ele, é o governo de “todos” para “todos”. Exigindo a convivência das diferenças buscando o que o pensador considera o “meio termo”.
II. Para Platão o governo mais eficiente é do povo. Somente a massa organizada pela ação anárquica pode atingir um equilíbrio social.
III. Platão defende o governo dos sábios. Para ele, os pensadores, os filósofos, os seres humanos mais instruídos, seriam os mais capacitados a conduzirem a sociedade ao estado ideal.
IV. Aristóteles considera que toda a forma de governo tem sua degeneração. Seu contrário. Contudo, o equilíbrio está na convivência dos seres humanos com suas diferenças. O equilíbrio através do diálogo.

É correto o que se afirma em:

Alternativa 1:
I, II e III apenas.

Alternativa 2:
II, III e IV apenas.

Alternativa 3:
I, II e IV apenas.

Alternativa 4:
I, III e IV apenas.

Alternativa 5:
I, II, III e IV.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
6

I, III e IV são verdadeiras.

Para Aristóteles, a democracia tinha potencial para ser a melhor e a pior forma de governo, a depender de com que fim ela fosse conduzida, devendo sempre manter um equilíbrio entre os cidadãos, mantido por meio do diálogo e de condições econômicas mais próximas. Já Platão acreditava que a política seria tão melhor conduzida quanto menos estivesse nas mãos das massas e mais nas mãos dos sábios.

II é falsa, pois Platão defendia a "sofocracia", ou o governo dos sábios, de modo que via no governo da "turba", das massas sem liderança, um risco e uma degeneração de toda política.

É correta a alternativa 4.

Perguntas interessantes