Semelhanças e diferenças entre o regime monárquico e a república nascente do Brasil. Considere aspectos como : Trabalho e mão de obra; principais atividades econômicas; relação entre igreja e Estado; participação popular nas decisões políticas
Soluções para a tarefa
Durante o regime monárquico no Brasil a Igreja, no início, possuiu relativo poder, que foi diminuindo aos poucos. A mão-de-obra por um largo período foi escrava, até que durante viagem de Dom Pedro II a Princesa Isabel declarou a lei áurea. Em relação a participação popular, era baixa, já que apesar da existência dos partidos, o Imperador possuía o poder moderador.
A economia do Brasil Império se concentrava na exportação de matérias-primas, tendo o café como um dos cultivos mais fortes do período.
Durante a República Velha a economia também era cafeeira, mas o país deu continuidade e acentuou o processo de industrialização que havia se iniciado durante o reinado de Dom Pedro II. Em relação a participação popular, era nula, pois nessa época havia o voto de cabresto.
No que se refere ao poder da Igreja, era muito baixo se comparado desde a colonização do país. A Igreja já não interferia nas decisões do estado como tentou fazer com Dom Pedro I. Com relação a mão-de-obra, a abolição havia sido declarada no final da monarquia. Aos poucos os escravos efetivamente abandonaram as fazendas.
Espero ter ajudado!
Resposta:
Regime Monárquico
A mão-de-obra por um largo período foi escrava, até que durante viagem de Dom Pedro II a Princesa Isabel declarou a lei áurea.
A economia do Brasil Império se concentrava na exportação de matérias-primas, tendo o café como um dos cultivos mais fortes do período.
Durante o regime monárquico no Brasil a Igreja, no início, possuiu relativo poder, que foi diminuindo aos poucos
A Participação da população nas decisões políticas Era baixa, já que apesar da existência dos partidos, o Imperador possuía o poder moderador.
Republica Nascente
Com relação a mão-de-obra, a abolição havia sido declarada no final da monarquia. Aos poucos os escravos efetivamente abandonaram as fazendas.
a economia também era cafeeira, mas o país deu continuidade e acentuou o processo de industrialização que havia se iniciado durante o reinado de Dom Pedro.
No que se refere ao poder da Igreja, era muito baixo se comparado desde a colonização do país. A Igreja já não interferia nas decisões do estado como tentou fazer com Dom Pedro I.
Era feita a Elegibilidade dos representantes, temporariedade do mandato e responsabilidade dos governantes, e Qualquer trabalho desenvolvido pela classe dirigente deve ser voltado ao desenvolvimento social, pois o fim maior da República é o bem estar da população e essa foi a incumbência recebida por eles quando votados.
Explicação: