Semelhanças e diferenças entre a república romana e a democracia ateniense.
Soluções para a tarefa
A democracia (demo = povo e kracia = governo) tem origem na Grécia antiga, mais especificamente em Atenas, porém não eram exatamente como o nome dizia,pois nem todos participavam, apenas homens atenienses, maiores de idade, sendo assim mulheres, estrangeiros, crianças e escravos (90% da população) eram excluidos do processo, tornando a democracia bem limitada.
A república teve inicio na Roma em 509 a.C. que se iniciou devido à revolta dos patrícios que tirou o poder da monarquia etrusca. Tinha como estrutura as magistraturas, que eram espécies de cargos públicos
Acho que é isto
Espero ter ajudado
Resposta:
Explicação:A DEMOCRACIA ATENIENSE:
Obs.: Citarei a democracia Ateniense já aperfeiçoada por Péricles.
A palavra democracia é a junção de demos (povo) e kratos (poder) isto é, poder do povo.
Os principais órgãos da democracia Ateniense eram:
Assembleia do Povo (Eclésia), que votavam as leis, escolhiam os magistrados, decidia em que gastar o dinheiro público etc. Dela fazia parte todos os Cidadãos de Atenas, homens com mais de 18 anos, e filhos de pais atenienses.
Conselho dos quinhentos (blué) formados por quinhentos cidadãos escolhidos por sorteio anualmente. Com isso tanto os ricos quantos os pobres tinham a mesma chance de serem eleitos. A função do Conselho era preparar os projetos para serem votados pela Assembleia do Povo.
Os projetos aprovados eram postos em prática pelos estrategos: dez cidadãos eleitos por um ano.
Também o ostracismo: que consistia em que se algum homem parecesse ser uma ameaça à democracia era expulso da cidade por 10 anos.
Tinha o Tribunal Popular composto por cidadãos para julgar todo tipo de causa, os membros do tribunal eram eleitos por sorteio anualmente.
E também para que mais pessoas pudessem fazer parte da política tinha a remuneração, permitindo que os mais pobres deixassem seus trabalhos por um período de tempo, sendo remunerados.
Não se pode esquecer que somente homens livres, filhos de pai e mãe atenienses podiam participar da política Ateniense.