semana pesquisa na internet sobre pandemia 6º ano atividade
Soluções para a tarefa
Quando o assunto “novo coronavírus” começou a dominar os noticiários no final de 2019, pouco se conhecia sobre a doença que mudaria parte considerável da nossa rotina e dos nossos comportamentos. Na incerteza sobre a origem da doença, os efeitos e as medidas de prevenção, a internet foi o refúgio de grande parte da população para encontrar respostas para todas essas questões.
Nesse texto traremos quais foram os assuntos e termos relacionados à Covid-19 mais buscados globalmente e pelos brasileiros durante o ano de 2020 no Google, o mecanismo de buscas mais utilizado do mundo.
Nos dados gerais, é possível observar que os primeiros impactos significantes dos termos relacionados à pandemia no Google acompanham diretamente os informes oficiais sobre a doença. A primeira notificação do vírus foi realizada em 1 de dezembro de 2019 em Wuhan, província de Hubei, na China, e reportada em 31 de dezembro. Em 11 de março de 2020, a OMS decretou o estado de pandemia. No Brasil, a quarentena iniciou-se com datas variadas nos estados mas, em grande maioria, a decisão foi tomada na segunda e terceira semana de março. Esse período definitivo e inédito para a grande maioria da população foi o início do crescimento no números de buscas pela palavra “coronavírus”.
No gráfico que indica de 1 a 100 o nível de pesquisas no período determinado, é possível avaliar o crescimento da demanda entre os dias 1 de dezembro de 2019 e 31 de março de 2020 em todo o mundo. No Brasil, no mesmo intervalo de datas, a curva assemelha-se e atinge seu pico em 21 de março, data em que estavam registrados 1.178 casos de pessoas infectadas, 18 mortos e algumas cidades já haviam decretado estado de calamidade pública. Entre os termos semelhantes mais pesquisados, estavam “coronavirus brasil”, “coronavirus sintomas” e “casos coronavirus”.Quando a pesquisa por “coronavírus” atingiu a sua primeira alta instantânea no Brasil, o país ainda vivia os dias de Carnaval e, em comparação, o termo ainda aparecia bem abaixo.