ENEM, perguntado por tavollaro5191, 1 ano atrás

Sem acessórios nem som
Escrever só para me livrar
de escrever.
Escrever sem ver, com riscos
sentindo falta dos acompanhamentos
com as mesmas lesmas
e figuras sem força de expressão.
Mas tudo desafina:
o pensamento pesa
tanto quanto o corpo
enquanto corto os conectivos
corto as palavras rentes
com tesoura de jardim
cega e bruta
com facão de mato.
Mas a marca deste corte
tem que ficar
nas palavras que sobraram.
Qualquer coisa do que desapareceu
continuou nas margens, nos talos
no atalho aberto a talhe de foice
no caminho de rato.
(FREITAS FILHO, A. Máquina da escrever: poesia reunida e revista. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2003).

Nesse texto, a reflexão sobre o processo criativo aponta para uma concepção de atividade poética que põe em evidência o(a)

a) angustiante necessidade de produção, presente em “Escrever só para me livrar/ de escrever”.
b) imprevisível percurso da composição, presente em “no atalho aberto a talhe de foice/ no caminho de rato”.
c) agressivo trabalho de supressão, presente em “corto as palavras rentes/ com tesoura de jardim/ cega e bruta”.
d) inevitável frustração diante do poema, presente em “Mas tudo desafina:/ o pensamento pesa/ tanto quanto o corpo”.
e) conflituosa relação com a inspiração, presente em “sentindo falta dos acompanhamentos/ e figuras sem força de expressão”.

Soluções para a tarefa

Respondido por sabrinasilveira78
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No texto acima, o conceito do processo criativo evidencia um forte e agressivo trabalho de supressão.

Essa concepção está indicada no título (Sem acessórios nem som) e confirmada em vários versos do poema, tais como: “enquanto corto os conectivos / corto as palavras rentes / com tesoura de jardim / cega e bruta”. 
O que resta dessa rude supressão é o “atalho aberto a talhe de foice”, o poema.
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