selecionem os cuidados que devem ser praticados no armazenamento dos medicamentos
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. Adequação dos locais de armazenamento.
Um dos cuidados mais importantes na logística aplicada ao setor farmacêutico é, sem dúvidas, a adequação dos locais de armazenagem. É preciso assegurar que o ambiente esteja devidamente higienizado e receba iluminação e ventilação adequada.
Não observar esses detalhes pode comprometer a integridade do produto e gerar problemas ao consumidor final. Por isso, tenha um controle rígido e procure adequar seus armazéns, estoques e centros de distribuição.
2. Transporte seguro e adequado a cada tipo de medicamento.
A fase de transporte também merece uma atenção especial, seja durante a movimentação e acondicionamento dos produtos no caminhão e também durante o percurso.
Em geral, o transporte precisa ser realizado de maneira rápida e com segurança. Para isso, é imprescindível contar com embalagens adequadas e levar em consideração as peculiaridades de cada medicamento, já que alguns necessitam de refrigeração, por exemplo.
3. Controle de temperatura.
Alguns medicamentos demandam uma refrigeração especial e a grande maioria não pode ser exposta às altas temperaturas. Desse modo, é relevante destacar que o gerente logístico que atua nessa área deve ficar atento ao controle de temperatura dentro e fora da fábrica.
No que se refere ao armazenamento de medicamentos o uso de câmaras refrigeradas é altamente recomendado para garantir o controle da temperatura e conservação dos produtos em estoque.
4. Controle de validade e gestão de estoque.
Adotar um controle rígido de validade dos estoques é imprescindível para o setor farmacêutico. Estamos lidando com medicamentos que perderão sua função e qualidade após a data de vencimento e, portanto, devem ser distribuídos e comercializados dentro do período indicado.
Para evitar perdas é necessário adotar estratégias eficientes de gestão de estoque, como o método FIFO ou PEPS de armazenagem, em que o primeiro produto que entra é o primeiro que sai, para ajudar no controle de validade dos medicamentos e a utilização de um bom software, ou contar com o auxílio de uma empresa que tenha experiência para lidar com essas operações logísticas.
5. Cumprimento de normas e determinações da ANVISA.
Conforme mencionado, o setor farmacêutico recebe uma intensa fiscalização dos órgãos governamentais e possui regulamentações próprias. Por esse motivo, é importante que o gerente da área conheça e domine tais normas, em especial às da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Essa autarquia é a responsável por monitorar e regulamentar a atuação das indústrias farmacêuticas, assegurando a saúde e segurança dos consumidores.
Espero ter ajudado, se sim coloque um obrigado e avalie por favor!!!
Obs: FICARIA MUITO GRATA E FELIZ SE VOCÊ COLOCA-SE COMO MELHOR RESPOSTA....
Bons estudos!
:)