Selecione trechos da canção "Para não dizer que não falei das flores " que,na sua interpretação,questionavam atos dos governos militares.Justifique sua resposta.
Soluções para a tarefa
Respondido por
17
“Pelos campos há fome
Em grandes plantações
Pelas ruas marchando
Indecisos cordões
Ainda fazem da flor
Seu mais forte refrão
E acreditam nas flores
Vencendo o canhão”
- que o povo contra os governos militares acreditavam que as flores ( podendo ser consideradas: esperança, amor, igualdade, resistência, liberdade e paz ) podem vencer sim, o governo militar
- Referência à cena de manifestantes colocando Flores nas armas dos Soldados que iam contra às manifestações. “Canhão” normalmente é usado na periferia para se referir a uma arma de fogo com o calibre alto.
“Há soldados armados
Amados ou não
Quase todos perdidos
De armas na mão
Nos quartéis lhes ensinam
Uma antiga lição
De morrer pela pátria
E viver sem razão”
-Dura crítica ao exército que apoiava cegamente a Ditadura. Por causa desse verso, a música foi censurada durante muito tempo. Os soldados recém chegados eram facilmente manipulados pela Ditadura para esta alcançar seus objetivos, restando apenas aos soldados obedecer, e morrer pela pátria, como um herói…
“Nas escolas, nas ruas
Campos, construções
Somos todos soldados
Armados ou não”
- Retomando a todas aos Brasileiros, estudantes, trabalhadores, fazendeiros e etc… Mostrando que quem manda em um país é o povo, todos somos soldados, e não é preciso uma arma para isso.
“Caminhando e cantando
E seguindo a canção
Somos todos iguais
Braços dados ou não”
- Mesmo com cores, opiniões, culturas diferentes, somos todos iguais, somos humanos. E como a música é da época da Ditadura Militar no Brasil, essa parte incita o povo a se juntar, pois o poder está no povo.
“Aprendendo e ensinando
Uma nova lição”
- Após o período conturbado, fica para os mais jovens aprenderem com os erros, aprenderem com a Ditadura Militar…
Perguntas interessantes