Geografia, perguntado por jhuliavitoriacosta, 9 meses atrás

selecione as principais características de casa planeta do nosso sistema sola : mercurio​

Soluções para a tarefa

Respondido por eduardamullerf68
2

Resposta:

Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol, cerca de 57.910.000 km, e é o que possui a menor massa, ou seja, é o menor entre os planetas do Sistema Solar. A temperatura na sua superfície pode chegar, durante o período diurno, a 550ºC.

Vênus, também conhecido como Estrela Dalva, é o segundo planeta em relação ao Sol, estando, aproximadamente, a 108.200.000 km de distância. É um planeta de fácil visibilidade, antes do nascer ou depois do pôr do Sol, a olho nu. Suas características assemelham-se às da Terra, especialmente a massa, diâmetro e a gravidade. Outra semelhança com o nosso planeta encontra-se na atmosfera, composta por gás carbônico, nitrogênio e vapor d'água. É constituído de silicatos e basaltos.

Terra é o terceiro planeta na ordem de proximidade com o Sol, encontrando-se a 149.600.000 km de distância desse. É o planeta que apresenta condições favoráveis à existência de vida. Sua atmosfera é composta por nitrogênio, oxigênio, vapor d'água e outros gases em menor quantidade. Possui temperatura média de 14ºC. É constituído por silicatos e basaltos, e sua estrutura interna divide-se em núcleo, manto e crosta terrestre. O planeta possui apenas um satélite natural, a Lua, que se encontra a cerca de 384.400 km de distância dele.

Marte, também chamado de Planeta Vermelho, é o quarto planeta na ordem em relação ao Sol, estando a, aproximadamente, 227.940.000 km de distância dele. É um dos planetas que também apresentam condições de ser visto a olho nu. É constituído por silicatos e basaltos, e sua atmosfera é composta basicamente por gás carbônico, nitrogênio e alguns vestígios de oxigênio, monóxido de carbono e vapor d'água. A atmosfera menos espessa propicia uma variação de temperatura entre -76ºC e -10ºC. O solo de Marte é repleto de crateras formadas pelo impacto de meteoritos. Esse solo é rico em ferro e silício, o que dá a coloração avermelhada ao planeta. Marte possui dois satélites naturais.

Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar possuindo uma massa 318 vezes maior que a da Terra. Diferente dos quatro planetas mais próximos ao Sol, Júpiter é constituído de gases como hidrogênio, hélio, metano, amônia e vestígios de vapor d'água. O planeta encontra-se a, aproximadamente, 778.330.000 km do Sol, e é conhecido como o Gigante Gasoso. A temperatura em sua superfície é muito baixa, chegando -100ºC. Júpiter é formado por anéis constituídos de poeira fina e possui 16 satélites naturais.

Saturno encontra-se a, aproximadamente, 1.429.400.000 km do Sol e é o segundo maior planeta do Sistema Solar. Sua composição assemelha-se à de Júpiter: hidrogênio, hélio, metano, amônia e vestígios de vapor d'água. A temperatura em Saturno pode chegar a -140ºC. Esse planeta é muito conhecido pelos seus anéis, compostos por gelo, que refletem até 80% da radiação solar. Saturno possui 18 satélites naturais, sendo o maior deles conhecido como Titã.

→ Urano um dos planetas gasosos, é o terceiro maior planeta do Sistema Solar, estando a, aproximadamente, 2.880.990.000 km do Sol. Suas características assemelham-se às de Júpiter e Saturno. É constituído por gases como hidrogênio, hélio e metano, que lhe confere a cor azulada. A temperatura no planeta pode chegar a -200ºC. O planeta possui um sistema de anéis, descoberto em 1977, e possui cerca de 27 satélites naturais. O planeta possui também, aproximadamente, 27 luas.

Netuno foi descoberto em 1845 e não pode ser visto a olho nu. É o último planeta do Sistema Solar em relação ao Sol, estando a cerca de 4.504.300.000 km de distância desse. Sua composição assemelha-se a dos demais planetas gasosos, sendo constituído por gases como o hidrogênio, hélio, e metano. A temperatura no planeta é extremamente baixa, chegando a -218ºC. O planeta possui cerca de 13 satélites naturais e também apresenta um sistema de anéis.

Plutão era considerado um planeta do Sistema Solar até 2006. Contudo, a União Astronômica Internacional (UAI) o “rebaixou” à categoria de planeta anão, considerando que as novas descobertas astronômicas apontavam a existência de diversos corpos celestes com características semelhantes às de Plutão. Sendo assim, seria necessário aumentar o número de planetas do Sistema Solar ou criar uma nova classificação para esses corpos celestes encontrados.

Explicação: Se quiser resumir fique a vontade

Perguntas interessantes