Sejam os vetores u⃗ = ( 1/2, -1), v = (2, 0), w⃗ = (2, 1) e t⃗ = (-1,3/5). Então, de acordo com os vetores dados, determine:
a) a soma de todos os vetores dados;
b) o módulo de: (⃗u − v - w⃗ + t⃗ )
c) a soma dos módulos de cada vetor;
d) - (v . w⃗)
Soluções para a tarefa
Podemos tratar esses vetores bidimensionais em termos de versores. Versores são vetores unitários que são responsáveis por transformar uma componente vetorial em um vetor propriamente dito. Perceba na imagem que o vetor decomposto produz uma componente cartesiana em x e outra em y em que esses são apenas escalares ( entidades que não possuem especificidades além de seu valor absoluto ).
Vista a imagem, vamos reescrever os vetores em termos de vetores unitários.
Conceito: A soma de dois vetores resulta em um vetor.
No item a, é pedida a soma dos vetores dados. Bem, como ocorre essa soma. Perceba que eu coloquei em forma de vetores unitários para facilitar a soma, posto que ela é feita termo a termo, ou seja, componente î somada com componente î e componente ĵ somada com componente ĵ.
No item b, a questão pede o módulo da expressão vetorial. É simples, realiza-se as operações e por Pitágoras calcula-se o módulo do vetor resultante.
Ainda no item b, tendo o vetor calculado, basta calcular o módulo:
No item c, calcularemos o módulo dos vetores com a fórmula da questão passada:
Módulo de u:
Módulo de v:
Módulo de w:
Módulo de t:
Soma dos módulos:
O item d, pede o produto escalar entre os vetores v e w. Esse tem como resultado um escalar. Posso por meio de deduções chegar nessas duas equações:
Utilizando as compontentes, temos: