Matemática, perguntado por karinamincon2353, 6 meses atrás

Sejam O a origem do sistema de eixos cartesianos e A o centro da circunferência de equação x^2+y^2-2x-4y=0. A equação de reta que passa pelos pontos A e O é:

Soluções para a tarefa

Respondido por Vicktoras
3

Por meio dos cálculos desenvolvidos, chegamos a conclusão de que a reta que passa pela origem e o centro da circunferência dada, é \boxed{\bf y = 2x} .

Explicação:

Temos a seguinte equação:

 \:\:\:\:\:  \:  \:  \:  \:  \:  \:  \:x {}^{2}  + y {}^{2}  - 2x - 4y = 0

O objetivo é calcular a equação de uma reta que passa pela origem do plano cartesiano e o centro desta circunferência citada acima. Portanto, será necessário primeiro encontrar o centro, uma vez que a origem é basicamente o início do plano cartesiano, isto é, \bf O(0,\:0)

  • Equação geral da circunferência:

A equação geral em sua forma padrão, isto é, sem valores específicos atrelados às variáveis, é dada por \bf x {}^{2}  + y  {}^{2}  - 2ax - 2by + K = 0, onde  \bf K é um termo independente da equação geral e é calculado por uma outra relação:  K = a^2+b^2-r^2[/tex].

A lógica usada para encontrar os termos (a) e (b) é basicamente fazer uma comparação da equação em estudo com a equação geral na forma padrão. Como por exemplo o caso em que tem-se duas expressões do tipo  x^2-ax=0 e  x^2 + 2x=0, se ambas expressam a mesma ideia, podemos associar termo a termo,  x^2=x^2 e  2x = -ax .

Fazendo uso do que foi dito neste texto acima, para determinar a e b da equação dada, temos:

 \begin{cases}  - 2x =  - 2ax \\ a =  \large\frac{ - 2x}{ - 2x}  \\ a = 1\end{cases} \begin{cases}  - 4y =  - 2by \\b =  \large  \frac{ - 4x}{ - 2y}  \\ b= 2\end{cases}

Como o centro da circunferência é dada por  A(a,b) , e temos os valores das coordenadas, concluímos que o centro dessa circunferência é \bf A(1,2) .

  • Equação da reta

Para montar uma reta, dois pontos são mais que necessários. A reta em questão será do tipo \bf y = mx + b, onde m é o coeficiente angular que pode ser calculado pela variação das ordenadas divido pela variação das abscissas de dois pontos. Matematicamente:

 \:  \:  \:  \:  \:  \:  \:  \:  \:  m = \frac{\Delta y}{\Delta x } =  \frac{y_{2} - y_{1}}{x_{2} - x_{1}}  \\

Vamos utilizar a origem  O(0,\:0) e o centro da circunferência A(1,2) encontrado anteriormente no cálculo do coeficiente angular da reta que queremos montar a equação:

A\underbrace{(1,\:2)}_{\normalsize\sf (x_1 ,y_1)} \:  \:  e\:  \: O\underbrace{(0,\:0)}_{\normalsize\sf(x_2,y_2)} \:\:\bigg|\:\:m =  \frac{0 - 2}{0 - 1}  \:  \:  \to \:  \:  \bf m =  2\\

Para finalizarmos a montagem da equação, basta utilizar a equação fundamental da reta \bf y-y_0 = m(x-x_0) , que necessita de um ponto a qual essa reta passará e o coeficiente angular da mesma. O ponto pode ser tanto  O(0,\:0) como  A(1,\:2) , por motivos de ser mais simples, usarei a origem.

 O( \underbrace{0}_{x_{0}} , \underbrace{2}_{y_{0}}) \:  \: \bigg |   \:  \:  \:  y - 0 =  2(x - 0) \\   \:  \:  \:  \:  \:\:\:\:\: \bigg|  \:  \:  \boxed{\bf y =  2x }

Espero ter ajudado

Leia mais sobre em:

https://brainly.com.br/tarefa/230766

https://brainly.com.br/tarefa/2364553

Anexos:
Perguntas interessantes