Saúde, perguntado por rhayaninha201226, 9 meses atrás

Sejam bem-vindos à disciplina de Cosmetologia Estética!!! É com grande satisfação que inicio este Fórum, uma ferramenta que possibilitará mais um momento de troca de conhecimento para fortalecimento do processo de aprendizagem. Neste fórum resolveremos 3 situações problemas para aprofundarmos a discussão e o aprendizado. Estou à disposição para esclarecer as dúvidas e orientá-los na elaboração do conhecimento.

ATT

Profª Vânia Terra

1 - Carlos Eduardo, um menino de 2 anos, foi atendido no pronto socorro de uma unidade hospitalar numa cidade litorânea com eritema, descamação, bolhas e edema nas axilas, pescoço e dobras das pernas. Sua mãe relata que teve todos os cuidados com o filtro solar, o hidratante e com a exposição ao sol, contudo, a criança, depois de 3 dias na praia, passou a apresentar esse quadro alérgico.

Considerando os produtos de boa procedência e os reais cuidados relatados pela mãe, o que pode ter acontecido com Carlos Eduardo? Qual a função dos produtos utilizados pela mãe da criança? Eles são os adequados? Justifique sua resposta.


2 - A bisavó Ana em seus 85 anos é uma senhora ativa que está apresentando acentuada desidratação corporal e facial. A dermatologista prescreveu uma série de massagens com cremes contendo princípios ativos com baixas concentrações, em forma de nanopartículas para um tratamento intensivo. Descreva baseado nos conhecimentos adquiridos por que aatenção com a concentração dos ativos e por que esta forma de liberação na pele foi indicada.

3 - O Sr José faz receitas caseiras de extratos vegetais para contusões, picadas de insetos e repelentes. O que mais utiliza é o de arnica por maceração, desta vez com mais água do que álcool, porque este último acabou e deixou macerando por mais tempo do que o de costume. Quando processou (filtragem) para armazenamento notou que havia uma névoa branca sobre o líquido extrator. Preparou o frasco âmbar para armazenamento e guardou no armário. Sua neta de 15 anos caiu da bicicleta e fez um hematoma na coxa. O Sr José passou o extrato de arnica, diluído em óleo de gergelim, na coxa da neta. Após algumas horas, a região que recebeu o produto estava mais inchada, vermelha e com pequenas bolhas na superfície cutânea. O que pode ter acontecido?

Soluções para a tarefa

Respondido por macaibalaura
1

1 - O que poderia ter acontecido, é que o Carlos Eduardo poderia sofrido com algum tipo de dermatite do tipo irritativa. Isso porque as crianças possuem um um sistema imunológico bem mais sensível que os adultos, por isso podem ter reação a produtos e protetores. No caso da função desse produtos era de proteger a pele do Sol, não temo como confirmamos que ser adequado ou não porque no enunciado não fala se foi especificamente para criança, que seria o ideal pois ele são mais delicados.

2 - A bisavó Ana possui uma pele bastante desidratada e também com baixa ou quase nenhuma elasticidade. Isso porque quando a pessoa vai ficando mais velha a penetração dos ativos começa a aumentar, já que pessoas idosas possuem uma pele mais sensível e por isso precisa de mais tempo para conseguir se regenerar. Assim é importante se manter atento nessa concentração de ativos que forem prescritos, o ideal mesmo é um creme que possua nanopartículas que por meio de uma massagem eles podem fazer uma revitalização celular de pouco a pouco, porém mais eficiente.

3 - Quando se aplica a arnica, ela tem a função tanto de anti-inflamatório como também de analgésico para diminuir o tamanho do hematoma ou do inchaço. Só que o fez acontecer o contrário foi que o Sr. José se contaminou com uma bactéria porque utilizou uma pouca quantidade de álcool e também pela maceração que foi longa. Se ele tivesse usado mais álcool teria impedido essa infecção bacteriana.

Espero ter ajudado. Bons Estudos!

Perguntas interessantes