"Seja moderado na prosperidade e prudente na adversidade"
"A moderação é melhor"
"Está apto a comandar quem aprendeu a obedecer"
"Conhece-te a ti mesmo"
As frases acima fazem parte da sabedoria popular grega, ou seja, de seu senso comum. Explique de que forma filosofia e senso comum se relacionavam, no contexto da Grécia Antiga.Leitura Avançada
Soluções para a tarefa
Resposta:
- "A moderação é melhor" "Está apto a comandar quem aprendeu a obedecer" "Conhece-te a ti mesmo" As frases acima fazem parte da sabedoria popular grega, ou seja, de seu senso comum. - "A moderação é melhor" "Está apto a comandar quem aprendeu a obedecer" "Conhece-te a ti mesmo" As frases acima fazem parte da sabedoria popular grega, ou seja, de seu senso comum.
Explicação:
Resposta:
O senso comum é uma forma de conhecimento resultante das experiências vivenciadas no cotidiano, sendo não necessariamente verdadeiro nem falso. Junto ao senso comum, na Grécia Antiga, havia o conhecimento mitológico, que usava da imaginação para explicar fenômenos. Porém, o pensamento crítico floresceu, e muitos passaram a procurar respostas fora do senso comum, essa atitude de reflexão em busca do conhecimento, por meio de argumentos lógicos, é a filosofia. A mudança no modo de pensar grego também representava mudança política. O choque entre aristocracia e classe comercial se deu também - e principalmente - no nível das ideias, rompendo valores monárquicos e introduzindo princípios republicanos, ou seja, rompendo os dogmas religiosos e senso comum e colocando a filosofia como parte da instituição.