Pedagogia, perguntado por ssalia, 1 ano atrás

Seja exercendo supervisao escolar, coordenação pedagógica ou orientação educacional de uma escola de periferia ou de áreas carentes de recursos
socioeconômico, qual papel o pedagogo poderá exercer para contribuir em seu espaço de atuação e quais reflexões seriam necessarios para realmente enfrentar os problemas nela existente e lograr exito em sua ação e suas dimensões de trabalho? explique?

Soluções para a tarefa

Respondido por renatass1977
4
Ao observar alguns documentos importantes ligados a área da educação percebe-se que existem lacunas e interpretações errônea quanto ao oferecimento da educação em qualquer esfera seja ela escolar ou não. Sabe-se que alunos internados e debilitados por algum tipo de patologia em hospitais, moradoras ou participantes de ONGs, colaboradores de empresas, têm o direito ao "conhecimento" garantido por leis como a LDB, ECA, Constituição, resoluções, outros. 
O Pedagogo ao fazer parte deste processo muitas vezes se vê despreparado pelo fato de não ter tido em sua vida acadêmica de práticas e teorias ligadas a estes contextos não escolares. A alternativa mais apropriada seria a elaboração, execução de um projeto em que se valorizasse esse profissional com políticas eficientes. 
Somente um Pedagogo participativo, eficiente e eficaz, ético em suas ações dará a oportunidade de verificarmos que estes valores requerem objetividade. A ética que esses profissionais precisam defender na educação não escolar e escolar e no mundo, é a ética humana, aquela que promove o desenvolvimento tendo como objetivo o bem estar dos humanos.
Não basta aprender conceitos e discutir pontos de vista, é preciso também, mudar as atitudes, colocar os valores aprendidos em ação. Outro papel do Pedagogo é protagonizar o processo educacional sem negar a sua dinamicidade, os seus conhecimentos e qualidades e as falhas e fragilidade. 
Ter ética é saber que ensinar e aprender são muito mais do que dar uma receita para ser desenvolvida sem erros: é antes de tudo ser referência de homem e de mulher diante dos problemas que a vida impõe, assumindo uma atitude de respeito, solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças e discriminações. 
Outro fator importante é saber que o ensino-aprendizagem não tem a função doutrinária e o papel do Pedagogo passa a ser o de mediar, trazendo para a sala de aula várias posições sobre determinados assuntos, provocando o exercício da descentralização, a possibilidade de conhecer distintas opiniões e de formar a sua a partir das discussões e da análise dos aspectos positivos e negativos referentes a cada assunto, e isto é uma questão de ética profissional em educação. 

Perguntas interessantes