seja C uma curva triangular contituida pelos segmentos de reta de (0,0) a (1,0); de (1,0) a (0,1) e de (0,1) a (0,0), orientada nessa ordem. Assinale a alternativa que da o calculo da integral de linha sobre essa curva fechada
Soluções para a tarefa
A partir dos dados fornecidos pelo problema e dos devidos cálculos que realizaremos, podemos concluir que o valor da integral de linha nessa curva é igual a 1/6. E para chegar a essa conclusão tivemos que usar o teorema de Green.
- E qual é o teorema de Green?
O teorema de Green é a fórmula:
E levando em conta a fórmula do teorema de Green passamos a resolver a questão.
O problema menciona que C é uma curva triangular constituída pelos segmentos da reta de (0,0) a (1,0); de (1.0) a (0.1) e de (0.1) a (0.0), orientado nessa ordem. E nos pede para calcular o valor da seguinte integral de linha
Bem, desde o início você pode ver algo semelhante entre a expressão da fórmula do teorema de Green e nossa integral de linha. Tendo encontrado essa semelhança, podemos concluir que as variáveis P e Q são iguais a:
Conhecendo o valor dessas variáveis, passamos a encontrar suas derivadas parciais. A derivada parcial de P de acordo com a expressão é igual a:
Vemos que esta expressão quer a derivada parcial em relação a y, vemos que na nossa variável só temos a variável x e não a variável e então podemos julgar x como uma constante nesta derivada parcial, pois é uma constante sua derivada parcial é igual a 0.
Agora calculamos a derivada parcial da variável Q.
Nesta derivada parcial estamos diferenciando em relação a x e temos as variáveis x e y, então podemos descobrir que y é uma constante, já que a constante está multiplicando a variável que estamos derivado, o que faremos é eliminar que constante da seguinte forma:
Como x não é elevado a um expoente, podemos dizer que a derivada de x é igual a 1.
- Vamos substituir os valores que acabamos de obter na fórmula do teorema de Green.
Ao substituir esses valores na fórmula estamos percebendo que integrar essa função não será tão difícil, tudo o que precisamos é definir a região da curva onde vamos integrar essa função.
Para definir essa integral dupla, teremos que encontrar duas coisas, uma delas é que a integral é do tipo 1, ou seja, é uma integral dupla da parte inferior e da parte superior do nosso triângulo. Fazemos o gráfico do nosso triângulo, para isso você deve procurar esses pontos e juntá-los (imagem em anexo do gráfico do triângulo).
A primeira integral que seria em relação ao eixo x é igual aos limites de 0 a 1, ou seja, os pontos da reta AB do gráfico anexo. A segunda integral é em relação ao eixo y e é igual à equação da reta do lado BC.
- Para calcular a equação da reta usaremos a fórmula:
Para calcular o valor de m temos que levar em conta esta outra fórmula:
Onde os pontos no formato x e y podem ser dados como , então sabendo disso calculamos o valor de m para obter a equação da reta.
Substituindo os valores que já conhecemos na fórmula para obter a equação da reta, obtemos a equação:
Conhecendo o valor da equação da reta, podemos dizer que a integral dupla da região do triângulo é definida pelos limites:
Para realizar a integral dupla vamos usar o método de Fubini que consiste em apenas integrais ambas as integrais por partes.
Avaliamos a primeira integral em seus limites de integração:
Retornando nosso binômio ao quadrado obtemos a expressão:
Então, tendo realizado os cálculos, concluímos que o valor da integral de linha é 1/6.
ヘ( ^o^)ノ\(^_^ ) Você pode ver mais sobre o tema do teorema de Green em:
- brainly.com.br/tarefa/6914615
Bons estudos =)