Ed. Física, perguntado por miguellerina, 5 meses atrás

Seja bem-vindo(a) ao Fórum da Disciplina Nutrição Aplicada à Saúde e ao Exercício. Este fórum tem o objetivo de promover debate sobre a modalidade em estudo. As discussões enriquecem o processo de aprendizagem e reforçam conteúdos aprendidos e conhecimentos construídos durante as tele aulas. Leia o texto introdutório abaixo e em seguida registre a sua opinião e, se possível, levante novos pontos de reflexão sobre a temática abordada a seguir: ALBUMINA A proteína Albumina é composta por carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio e enxofre que desempenha funções de transporte associando-se a hormônios, minerais, vitaminas, fármacos e diversos metabólitos. Além disso, a Albumina é responsável por 70% da pressão coloide osmótica do plasma. É sintetizada no fígado, a uma taxa de 150 a 200mg/kg/dia possuindo uma vida média de 20 dias. Sua concentração plasmática depende da taxa de ressíntese, utilizando aproximadamente 6% do nitrogênio proveniente da ingestão dietética diária. Seus níveis circulantes são afetados pelo estresse, hipotireoidismo e insuficiência hepática. Por outro lado, seu catabolismo não seletivo acontece no endotélio vascular e no intestino e aumenta devido ao estresse e na presença de tumores. Entretanto, sua concentração reduz com o hipotireoidismo e a desnutrição. A albumina plasmática é uma das variáveis mais frequentemente utilizadas como índice de diagnóstico de classificação do estado nutricional, como mostrado no Quadro 1 a seguir. O organismo possui uma reserva total de 3 a 5 g/kg, no qual 40% são encontradas no nível intravascular e o restante no nível extravascular. Classificação do estado nutricional segundo níveis de albumina plasmática Valor normal: 3,5-5,0mg% Desnutrição leve: 3,0-3,3mg% Desnutrição moderada: 2,5-3,4mg% Desnutrição severa: < 2,5mg% Valor criticamente baixo: ​

Soluções para a tarefa

Respondido por mayaravieiraj
1

Nese caso, seria indicada a suplementação de albumina.

A albumina plasmática é utilizada com grande frequência pelos notrólogos e nutricionistas como um importante indicador de diagnóstico de classificação do estado nutricional do paciente.

Nutricionalmente falando, a albumina  é uma proteína constituída basicamente de carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio e enxofre e atua no transporte de hormônios, minerais, vitaminas e metabólitos variados.

Perguntas interessantes