Matemática, perguntado por licalima64, 1 ano atrás

Seja ABC um triângulo equilátero. Mostre mediante o calculo de áreas, que as três alturas de ABC tem o mesmo comprimento. Prove que a soma das distâncias de um ponto qualquer no interior de ABC a seus lados independente da posição do ponto, e é igual ao comprimento das alturas de ABC.

Soluções para a tarefa

Respondido por MinhaBio
19

Olá!! Um triângulo equilátero tem por premissa que todos os lados são iguais e portanto todas as alturas são iguais. Segundo a fórmula para o cálculo de área de triângulos (base x altura) podemos comprovar isso:

 

Δ ABC --- Altura de A e base BC = X

                Altura de B e base AC = X

                Altura de C base AB = X

 

Assim sendo, “a soma das distâncias de um ponto qualquer no interior de ABC a seus lados independente da posição do ponto, e é igual ao comprimento das alturas de ABC” conforme apresentado.  


gutoserenini: Pode mostrar melhor a segunda parte da questão?
gutoserenini: Como chegou a conclusão de que a soma das distâncias sempre será igual ao comprimento das alturas?
MinhaBio: OBMEP demonstra, a partir de um ponto qualquer dentro do triangulo, baseado na altura do triangulo que a soma é igual: l⋅(h1+h2+h3)/2 onde l é a base e h 1 2 3 as alturas.
luizeduardo274: Vc pode me indicar algum material da OBMEP que demonstra essa hipótese, como um vídeo, por exemplo? Eu me lembro de já ter assistido um com essa demonstração, mas não me lembro mais o nome
Usuário anônimo: Tarefa do PIC heim
Usuário anônimo: kkkkkk
nanikawaii: kkkkkk
Perguntas interessantes