Matemática, perguntado por suelymarechal, 1 ano atrás

seja A e B eventos associados a um experimento aleatório,suponha que P ( A )=0,6 p (A U B)= 0,3 e p ( B )= p Determine p para que A e B sejam mutualmente exclusivos (0)

Soluções para a tarefa

Respondido por DuarteME
1

Do 3.º axioma da probabilidade, sabemos que se A e B forem conjuntos disjuntos (isto é, são eventos mutuamente exclusivos: A \cap B = \emptyset), então a probabilidade da união é igual à soma das probabilidades:

P(A \cup B) = P(A) + P(B).

Por outro lado, do 1.º axioma, a probabilidade de qualquer evento é não-negativa. Em particular, temos:

P(B) \geq 0.

Portanto, temos:

P(A \cup B) = P(A) + \underbrace{P(B)}_{\geq 0} \geq P(A),

pelo que fica provado que a probabilidade da união A \cup B é sempre maior ou igual do que a probabilidade de A. Portanto, os valores fornecidos P(A \cup B) = 0.3 e P(A) = 0.6 são impossíveis.

Supondo então que houve um erro na transcrição, tomarei P(A \cup B) = 0.6 e P(A) = 0.3. Nesse caso, temos:

P(A \cup B) = P(A) + P(B) \iff 0.6 = 0.3 + P(B) \iff P(B) = 0.6 - 0.3 = 0.3.


suelymarechal: Grata, estava na duvida p= -3 se era menos 3
DuarteME: Existem algumas teorias de quasiprobabilidade que relaxam o 1.º axioma e que são de interesse na Mecânica Quântica. Contudo, não correspondem a probabilidades, pois o 1.º axioma exige que P(A) ≥ 0 para qualquer acontecimento A no espaço de eventos. Assim, P(A ∪ B) ≥ P(A), o que faz sentido: a probabilidade de acontecer A ou B deve ser, no mínimo, igual à probabilidade de A, como é fácil de ver a partir de um diagrama de Venn.
suelymarechal: Sim
Perguntas interessantes