Segundo Zanelli, Andrade e Bastos, em Psicologia, organizações e trabalho no Brasil, o espírito de liderança é um instrumento milenar na sociedade. Relatam eles que, ao buscarem compreender os comportamentos das pessoas em sociedade, os cientistas sociais passaram a ter um olhar atento para com os líderes e os liderados, principalmente, por acreditarem que a interação social faz parte da vida cotidiana dos grupos humanos. ZANELLI, J. C.; ANDRADE, J. E. B.; BASTOS, A. V. B. Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. Tendo em vista essas considerações, julgue as afirmações a seguir sobre o espírito de liderança. I O líder é a pessoa considerada pivô da atividade grupal. II. Apesar de comandarem grupos de pessoas, não é papel dos líderes influenciá-las. III. Os líderes são atores importantes na manutenção da cultura organizacional. IV. O líder é capaz de moldar determinado grupo conforme seus desejos e vontades. Está correto o que se afirma em A) I, II, III e IV. B) I, II e III, apenas. C) II, III e IV, apenas. D) I e II, apenas. E) I, III e IV, apenas
Soluções para a tarefa
Resposta:
A)
I, III e IV, apenas.
Explicação:
Os líderes são responsáveis pela manutenção da Cultura Organizacional (letra E).
Letra E: I, III e IV, apenas.
O erro da assertiva II consiste na afirmação de que o líder não possui o papel de influenciar pessoas no ambiente de trabalho. Na verdade, a capacidade de influenciar pessoas é uma das características mais valorizadas em uma pessoa que deseja obter um cargo de liderança.
Quais são as habilidades mais valorizadas em um líder?
Trata-se das Habilidades Humanas. Na prática organizacional, as Habilidades Humanas são essenciais para a criação e manutenção dos relacionamentos intepessoais, distribuição de tarefas e motivação da equipe de trabalho.
São exemplos de habilidades humanas que devem estar presentes no perfil de um líder:
- Saber ouvir
- Saber falar
- Ter empatia
- Respeito
Aprenda mais sobre o tema liderança em:
https://brainly.com.br/tarefa/21119608
Até breve!
#SPJ2