Segundo Vygotsky (1987b), no princípio da vida da criança suas ações sobre o mundo são motivadas pelo contexto perceptual e pelos objetos nele contidos. Contudo, quando se iniciam os jogos de faz de conta, há um novo e importante processo psicológico para a criança - o processo de imaginação - que lhe deixa se desprender das restrições impostas pelo ambiente imediato. A criança é agora capaz de :
I)Modificar o significado dos objetos, transformando uma coisa em outra. Assim, o campo de significado se impõe sobre o campo perceptual.
II)Desenvolver um importante processo psicológico para a criança - o processo de realização efetiva.
III)Deixar de modificar o seu campo perceptual.
IV)Adentrar o mundo adulto sem correr o risco de imaginar e criar situações novas.
Portanto, o correto é afirmar que:
Escolha uma:
a. Alternativas II e IV estão corretas.
b. Alternativa IV está correta.
c. Alternativa
Soluções para a tarefa
Apenas a assertiva I é correta.
A modificação no significado dos objetos permite que a criança consiga trabalhar a sua criatividade e imaginação.
A partir disso a criança consegue compreender e inventar a sua realidade.
As brincadeiras se mostram como fundamentais para a construção de valores e hábitos do grupo social, uma vez que a criança mantém contato com os demais alunos, conhece outras culturas, valores.
Portanto, os adultos devem incentivar a construção até dos próprios brinquedos para as crianças, pois as mesmas se sentiram mais próximas da atividade.
Além de que, ao construir o seu próprio brinquedo, a criança passa a enxergá-lo de outra forma.
Abraços
Resposta:
somente a alternativa I está correta
I)Modificar o significado dos objetos, transformando uma coisa em outra. Assim, o campo de significado se impõe sobre o campo perceptual.
Explicação:
Direito de ser criança. Esse processo tem implicações importantes no desenvolvimento da criança, particularmente naquilo que se refere à construção de significados sobre o mundo que a cerca. Existe uma ampliação da flexibilidade em usar os objetos, a partir da possibilidade de atribuir-lhes novos significados pelo processo de imaginação. Essa nova forma de operação com significados abre um novo campo de apreensão e invenção da realidade.