ENEM, perguntado por marvintuc, 10 meses atrás

Segundo Viveiros de Castro (2002) o que significa o componente cultural-ideacional?
a. nesse caso, "sociedade" é frequentemente substituído por "cultura" e visam os conteúdos afetivos e cognitivos da vida do grupo.
b. significa pensamento utópico e ciência da utopia.
c. nesse caso, "sociedade" é frequentemente substituído por "economia" e visam os conteúdos mercadológicos da vida do grupo.
d. significa a participação política ideológica de grupos dominantes em sociedades complexas.
e. significa a discriminação por raças.

Soluções para a tarefa

Respondido por vchinchilla22
0

Olá!


Sengundo o autor Viveiros de Castro (2002) em seus estudos antropológicos sobre Relação social ele explica que: “... uma sociedade é uma designação aplicável a um grupo ou coletivo humano dotado de uma combinação de propriedades entre elas, a organização institucional auto-suficiente e capaz de persistir para além do período de vida de um indivíduo(EVC, 2002f: 2).



Assim ele manifesta que: "a noção de sociedade pode ter como referentes principais o componente populacional, o componente institucional-relacional, ou o componente cultural-ideacional da realidade coletiva"



No caso do termo sociedade o autor usa ele como sinônimo de: (um) povo, que pode ser visto como uma parte individual da humanidade. E no caso do segundo termo, refere-se a um equivalente a sistema ou organização social que é composto por as relações da sociedade, com um conjunto de normas estabelecidas.





Baseado nessa informação componente cultural-ideacional significa:


a. nesse caso, "sociedade" é frequentemente substituído por "cultura" e visam os conteúdos afetivos e cognitivos da vida do grupo.


Perguntas interessantes