Português, perguntado por KitxlzeraaFPS, 5 meses atrás

Segundo Venosa (2005), a unidade da familia è considerada a primeira, assim como a mais importante instituição da sociedade humana, em que se considera a união de duas pessoas responsável por criar e preparar uma nova geração, para assim, desenvolver vinculos de parentescos, bem como de comunidade, que de forma gradual passam a evoluir transformando em uma grande sociedade. Na percepção de Viana (1998), a familia apresenta-se como sendo uma instituição por meio da qual se percebe a preparação das gerações seguintes, tendo como base as instituições atuais para o serviço da civilização, bem como para o real cumprimento de seus deveres sociais. Nesse sentido, constata-se que a familia pode ser vista como sendo a fonte de desenvolvimento, assim como de prosperidade. É na familia que acontece a construção da identidade, a descoberta de si, onde descobrimos quem somos. E na familia também que passamos a reconhecer nossos semelhantes. È na familia que desenvolvemos valores como respeito, amor, passamos a distinguir o certo do errado, além do que a convivência com outros seres humanos, tudo se inicia na familia. Esses elementos que constituem a instituição "familia" nos ajuda a sermos. inseridos na sociedade, pois os valores aprendidos com a familia serão a base para o convivio social. Quando a familia não cumpre esse papel social, o resultado são crianças e adolescentes totalmente sem limites. Sem educação. Sem cordialidade e respeito com o próximo. Essa situação social é cada vez mais comum. Com o fracasso da familia, fracassa também o respeito à diversidade cultural, a liberdade de escolhas e decisões, e existe um choque de gerações e valores. Existem muitos casos de moradores de rua, envolvimento com drogas e crimes que resultaram da desestabilização familiar. Mas a instituição familiar pode ser reestruturada ou reconstruida. Quando ocorre a desestabilização familiar, por motivos diversos, é comum se busque construir (é o caso de novos casamentos). Que a principal questão é que, a instituição social "familia", é a mais importante. É dela que partem os valores éticos e morais que introduzem a consciência cidada, o respeito à diversidade e consciência social. Mesmo que ocorra o contrário em muitos casos.

2. Para Venosa, o que é considerado em uma instituição para que seja chamada de familia?

6. Que exemplos o texto cita como resultado de desestabilização familiar?

7. Por que a instituição social "familia", é a mais importante para a sociedade?​

Soluções para a tarefa

Respondido por mariadefatimaventura
1

Resposta:

2 - Na percepção de Viana (1998), a familia apresenta-se como sendo uma instituição por meio da qual se percebe a preparação das gerações seguintes, tendo como base as instituições atuais para o serviço da civilização, bem como para o real cumprimento de seus deveres sociais. Nesse sentido, constata-se que a familia pode ser vista como sendo a fonte de desenvolvimento, assim como de prosperidade.

6 - Crianças e adolescentes totalmente sem limites, sem educação, sem cordialidade e respeito com o próximo, o desrespeito à diversidade cultural, a liberdade de escolhas e decisões, choque de gerações e valores, casos de moradores de rua, envolvimento com drogas e crimes.

7 - É dela que partem os valores éticos e morais que introduzem a consciência cidada, o respeito à diversidade e consciência social.

Perguntas interessantes