Segundo Vasconcellos, “Para entender o impacto da obra de Keynes, é necessário considerar sua época. Na década de 1930, a economia mundial atravessava uma crise que ficou conhecida como a Grande Depressão. A realidade econômica dos principais países capitalistas era crítica naquele momento. O desemprego na Inglaterra e em outros países da Europa era muito grande. Nos Estados Unidos, após a quebra da Bolsa de Valores de Nova York em 1929, o número de desempregados assumiu proporções elevadíssimas. A teoria econômica vigente acreditava que se tratava de um problema temporário, apesar de a crise estar durando alguns anos. A teoria geral de Keynes consegue mostrar que a combinação das políticas econômicas adotadas até́ então não funcionava adequadamente naquele novo contexto econômico, e aponta para soluções que poderiam tirar o mundo da recessão.”. VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval de; GARCIA, Manuel Enriquez. Fundamentos de Economia. 4º ed. São Paulo: Saraiva, 2008, p. 27. A partir do texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. Keynes compreendia que a estatização e a forte intervenção do Estado seriam a única forma de conduzir as economias ao desenvolvimento econômico. PORQUE II. Keynes entendia que o mercado, por sí só, não teria condições de sair de uma situação de recessão e, dessa forma, caberia ao Estado, via estatização, investir no sistema econômico para que ele pudesse ser conduzido ao crescimento. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. As asserções I e II são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
As asserções I e II são proposições falsas.
Explicação:
Keynes entendia que o Estado deveria investir realmente em uma economia em situações de crise através de seus gastos; em sua obra, nunca citou a estatização de empresas como meio de incentivar o crescimento econômico.
A alternativa correta é a letra E) As asserções I e II são proposições falsas. Visto que, Keynes não defendia a estatização das empresas como forma de atingir um melhor desenvolvimento econômico.
Keynesianismo
A Escola Keynesiana defende que o estado deve interferir na economia de forma a garantir o Bem-estar social e atuando em áreas em que o setor privado não possui interesse ou negligencia a fim de melhorar o desenvolvimento econômico de um país.
O Keynesianismo surgiu como critica ao liberalismo e demonstrou sua importância durante a Grande Depressão (1929), momento em que foram aplicados diversos postulados de Keynes para retirar o mundo da recessão econômica.
Aprenda mais sobre keynesianismo em: https://brainly.com.br/tarefa/49301498.
#SPJ2