Segundo VASCONCELLOS E GARCIA, “dentro da discussão da adequação (ou não) do PIB como medida de bem-estar, é interessante observar que as Nações Unidas calculam periodicamente um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que, além de um indicador econômico (Renda Nacional Bruta per capita, pelo critério de paridade de poder de compra), inclui dois indicadores sociais: um índice de expectativa de vida e um índice de educação. É uma média aritmética desses três indicadores, e varia de 0 a 1: quanto mais próximo de 1, maior o padrão de desenvolvimento humano do país [...] Os países são divididos em quatro grupos: desenvolvimento humano muito alto, desenvolvimento humano alto, desenvolvimento humano médio e desenvolvimento humano baixo, e países menos desenvolvidos (ou em desenvolvimento).
Fonte: VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval de; GARCIA, Manuel Enriquez. Fundamentos de Economia. 4º ed. São Paulo: Saraiva, 2008, p. 162-163
Observem a seguir a evolução histórica do PIB e do IDH brasileiro desde 1980:
Classificação do IDH:
Muito elevado: 0,800 a 1
Elevado: 0,700 a 0,799
Médio: 0,555 a 0,699
Baixo: menos que 0,555
E considerem as seguintes assertivas:
I. É observável que o período de maior elevação do IDH brasileiro ocorreu efetivamente de 1980 a 2000, passando da faixa de uma posição intermediária na faixa de 0,5 para muito próximo de 0,7.
II. É possível estabelecer uma relação entre a evolução do PIB e do IDH brasileiro nos últimos 38 anos considerando a série histórica.
III. Os governos brasileiros realizaram investimentos importantes para o desenvolvimento social no período de alta do preço das commodities (2002-2014) que podem ser observados sensivelmente observando-se a evolução do IDH nesse mesmo período ou mesmo em posteriores, até o final de 2018.
É correto o que se afirma em
III, apenas.
I, apenas.
I, II e III.
I e II, apenas.
II e III, apenas
Soluções para a tarefa
Resposta:
I. É observável que o período de maior elevação do IDH brasileiro ocorreu efetivamente de 1980 a 2000, passando da faixa de uma posição intermediária na faixa de 0,5 para muito próximo de 0,7.
Resposta Correta:
Correta I, apenas.
Explicação:
Muito bem, é observado que apesar de terem sido anos de crise, o país evoluiu muito no período de 20 anos, saindo de uma situação de IDH médio para quase elevado.
Percebe-se a maior elevação do IDH brasileiro nos períodos de 1980 a 2000, que aumentou quase 0,2 pontos; comparando toda a faixa de histórica do PIB e do IDH brasileiro desde a década de 1980.
Esses 20 anos foram um marco na melhoria das condições de vida da população, principalmente em função do acerto na política monetária do país, que depois de muito tempo finalmente se estabilizou; o que permitiu a estabilização do país e adoção de programas assistencialistas.
Abraços!