Segundo VASCONCELLO e GARCIA, A necessidade da atuação econômica do setor público prende-se à constatação de que o sistema de preços não consegue cumprir adequadamente algumas tarefas ou funções. Existem alguns bens que o mercado não consegue fornecer (bens públicos); logo, a presença do Estado é necessária (é a função alocativa). O sistema de preços, via de regra, não leva a uma justa distribuição de renda, daí a intervenção do Estado (função distributiva). Finalmente, o sistema de preços não consegue se autorregular, e, por isso, o Estado deve atuar visando estabilizar tanto a produção como o crescimento dos preços (função estabilizadora). VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval de; GARCIA, Manuel Enriquez. Fundamentos de Economia. 4º ed. São Paulo: Saraiva, 2008, p. 275. Dos projetos abaixo, qual pode ser considerado uma ação simultaneamente distributiva e estabilizadora?
Projeto FIES.
Projeto minha casa minha vida
Projeto Bolsa Família.
Projeto Prouni.
Lei Rouanet.
Soluções para a tarefa
O Projeto Bolsa Família pode ser visto como ação simultaneamente distributiva e estabilizadora porque realiza uma importante distribuição de renda para as famílias que ficam marginalizadas pelo sistema de distribuição de preços e formação de renda.
Ao mesmo tempo, o Projeto Bolsa Família possui ação estabilizadora porque aumentando a renda das famílias estimula-se também o consumo, consequentemente alimentando o sistema de preços, a geração de renda e o crescimento econômico, estabilizando a economia.
Letra C.
Abraços!
Resposta:
Resposta Correta:
Correta Projeto Bolsa Família.
Explicação:
Essa pergunta deve ser analisada com certo cuidado. A função distributiva imediatamente remete ao Bolsa Família mas e quanto a função estabilizadora? Nesse sentido, se faz necessário você se atentar ao fato que muitas regiões pobres do país precisam desse apoio para existir. Nesse caso, daí o papel de estabilizador da bolsa família pois também ajuda a manter a produção local.