Segundo um consenso no meio científico, a primeira bactéria surgiu na ausência de gás oxigênio, logo não dependia dessa substância. A partir de qual momento, o gás oxigênio passou a ser fundamental para a vida?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Há 2,5 bilhões de anos surge bactérias que liberavam oxigênio para atmosfera, depois o processo de fotossíntese, e assim as algas, que ajudaram nessa transformação evolutiva.
Explicação:
Nosso planeta tem cerca de 4,6 bilhões de anos, e as primeiras formas de vida há 400 milhões de anos
O gás oxigênio é fundamental para a vida como a conhecemos, surgiu há apenas cerca de 2,4 bilhões de anos. O "Grande Evento da Oxidação" foi uma das coisas mais importantes a acontecer neste planeta. Sem ele, jamais poderia haver animais respirando oxigênio, como insetos, peixes e, certamente, humanos.
Os primeiros seres a contribuir para uma virada evolutiva foram as bactérias (cianobactérias), que produziam mais energia do que seus antepassados, e liberavam oxigênio como subproduto do seu metabolismo.
O gás oxigênio se tornou fundamental na vida na Terra após o evento conhecido como Grande Oxidação, que possibilitou o acumulo de oxigênio na Terra, permitindo que alguns organismos evoluíssem e acabassem se tornando dependentes desse gás.
Grande Oxidação - Dependência do Oxigênio
A grande oxidação, foi um dos eventos fundamentais para termos a vida na Terra como conhecemos hoje, foi a partir dele que foi possível aumentar a diversidade dos organismos que aqui viviam.
A grande oxidação foi responsável por alterar as taxas de oxigênio atmosférico que antes eram indetectáveis e posteriormente atingiram cerca de 20%.
Segundo os paleontólogos, o aumento da taxa de oxigênio atmosférico aconteceu a cerca de 2,5 bilhões de anos atrás, sendo resultante da atividade fotossintética realizada por alguns organismos que viviam na Terra primitiva (imagem).
Para aprender mais sobre terra primitiva e oxigênio, considere acessar: https://brainly.com.br/tarefa/27493
#SPJ2