Segundo um artigo publicado na BBC, empresas que tem realizados exames de DNA tem compartilhado estes dados com a indústria farmacêutica e com instituições policiais. Como justificativa, eles dizem que isso auxilia no desenvolvimento de novos medicamentos e técnicas bem como, auxilia na prisão de criminosos envolvidos em estupros e assassinatos. Pensando que cada indivíduo é único e possui seu próprio genoma, isso seria possível uma vez que existem pequenas variações dentro genoma que podem ser identificados (em casos criminais) ou em possíveis doenças.
Após a leitura dos textos sugeridos, reflita:
Você é a favor desse compartilhamento? Se esses dados pertencessem a você, você autorizaria a troca de informações? Seja criterioso para formar sua opinião e faça sua contribuição (individual) no fórum. Lembre-se que seu texto deverá conter de 5 a 10 linhas.
Soluções para a tarefa
O compartilhamento de dados só deve ser feito quando os produtores e donos desses dados autorizarem, já que são dados íntimos voltados para o material genético das pessoas.
A criptografia é um método de proteger as informações que são transmitidas através de rede, funciona como uma codificação do que está querendo proteger.
É bastante comum que instituições diversas criptografem seus arquivos, como as instituições bancarias ou que guardam informações privadas.
Resposta:
A realização do compartilhamento de dados genéticos só pode ocorrer no momento que há consentimento por conta dos pacientes, mesmo que esses dados sejam de extrema importância para que ajude a solucionar os crimes. Ou seja, compartilhamento de dados só deve ser feito quando os produtores e donos desses dados autorizarem, já que são dados íntimos voltados para o material genético das pessoas. Desta maneira , é de extrema importância o esclarecimento para com os pacientes, a fim de que possam ser capazes de tomar sua decisão sobre a aprovação ou não da utilização destes elementos para o processo de justiça.
Existe o método conhecido como criptografia, seu objetivo é proteger as informações que são transmitidas através de rede, funciona como uma codificação do que está querendo proteger. É bastante comum que instituições criptografem seus arquivos, como as instituições bancarias ou que guardam informações privadas.
Explicação: