Segundo terminologia recomendada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas ¿ ABNT para os serviços de manutenção, pode-se dizer, em relação ao ¿defeito¿ e à ¿falha¿, que:
Tanto o "defeito" como a "falha" não impedem o funcionamento do equipamento.
O "defeito" e a "falha" podem impedir ou não o funcionamento do equipamento, depende de sua gravidade.
A "falha" impede o funcionamento de um equipamento, porém o "defeito" não impede seu funcionamento.
O "defeito" impede o funcionamento de um equipamento, porém a "falha" não impede seu funcionamento.
O "defeito" e a "falha" impedem o funcionamento do equipamento.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A "falha" impede o funcionamento de um equipamento, porém o "defeito" não impede seu funcionamento.
Explicação:
Vejamos os conceitos aludidos na NBR 5462:
- Defeito - Qualquer desvio de uma característica de um item em relação aos seus requisitos. Notas: a) Os requisitos podem, ou não, ser expressos na forma de uma especificação. b) Um defeito pode, ou não, afetar a capacidade de um item em desempenhar uma função requerida. Eles são divididos em: defeito crítico, quando irá resultar em uma condição perigosa ou insegura para o usuário. E defeito maior, quando há uma redução das capacidades de utilização ou, futuramente tornará uma falha exponencial.
Para exemplificar vamos imaginar uma freezer. Um defeito típico seria não ser capaz de congelar os alimentos, mesmo funcionando. Ou seja, ela está apresentando um defeito.
- Falha - Término da capacidade de um item desempenhar a função requerida. É associada a perda total da capacidade de produção do equipamento e vista como um evento. Isso significa que o ativo não funciona da maneira adequada e afeta a produção da operação.
Voltamos ao exemplo do freezer, imagine que ele liga e desliga sem uma causa aparente, em outras palavras, sempre que o ativo não estiver funcionando de acordo com as especificações normais - apontadas no manual, ele está apresentando uma falha.
Resposta:
b) A “falha” impede o funcionamento de um equipamento, porém o “defeito” não impede seu funcionamento.
Explicação:
Caracteriza-se como falha, algo que impede o funcionamento de uma peça, como uma engrenagem que se quebra ao meio, e se parte, se desconectando do eixo que a faz girar. Já o defeito, apesar de apontar a necessidade de manutenção, não impede o funcionamento da peça, como um dente de uma engrenagem que se desgasta ou trinca.