Segundo Souza e Maccarthy (2010) há algumas décadas, o ritual que marcava a passagem para a vida adulta, em nosso sistema, estava vinculado à maternidade/paternidade e à saída dos filhos da casa dos genitores. Hoje em dia, estes não podem ser considerados rituais de passagem. passagem, uma vez que muitos jovens se casam e permanecem na casa dos pais, ou não se casam, ou se casam e escolhem não ter filhos, o que denota que os marcadores que constituem a fase da adolescência estão intimamente ligados ao processo sócio-histórico-cultural.
Rufino (apud MATHEUS, 2002, p. 84) afirma que esta passagem (entre a infância e vida adulta) demanda menos conflitos nas sociedades tradicionais e com viés comunitário, em relação a uma sociedade como a que vivemos. Essa diferença, segundo ele, está relacionada à três fatores. Julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) As exigências sociais para ir se tornando adulto não eram tão distantes do cotidiano já exposto à criança ao longo da vida.
( ) Havia uma relativa estabilidade e familiaridades nas referências organizadoras do corpo social.
( ) Havia rituais de passagem que, devido ao valor que lhe era atribuído, ofereciam referenciais compartilhados pela coletividade, que operavam como organizadores do processo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Escolha uma:
a. V - F - F.
b. V - V - V.
c. F - F - F.
d. F - F - V.
e. F - V - F.
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
Letra b todas estão corretas corrigido pelo ava
VeronicaSartori:
Correto! Obrigada
Perguntas interessantes
Geografia,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Sociologia,
1 ano atrás
Inglês,
1 ano atrás