Segundo Soares (2004, p. 40), o letrado é “não só aquele que sabe ler e escrever, mas aquele que usa socialmente a leitura e a escrita, pratica a leitura e a escrita, responde adequadamente às demandas sociais de leitura e escrita.”.
(SOARES, Magda. Letramento e escolarização. In: Letramento no Brasil, reflexões a partir do INAF 2001 (org.) Vera Massagão Ribeiro – 2ª Ed. – São Paulo, Global , 2004)
Diante dessa afirmação fica evidente a importância de um ensino de língua materna de qualidade no nível básico da escola brasileira direcionado para o letramento. Sobre o ensino de língua materna, analise as afirmativas que seguem:
I – O estudo de língua materna não pode estar centrado em certo e errado.
II – O letramento é uma forma de preparar o aluno para futuros desafios em sua carreira profissional diante da importância social da língua.
III – A língua e a grande ferramenta que disponibilizamos para socializar, interagir e expressar sentimentos, portanto, o letramento nesse processo é fundamental para a transformação dos sujeitos.
IV – O letramento e suas concepções expressam conceitos periféricos e não interferem no uso da língua no cotidiano, isso explica o fato de a língua ser individual e não social.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
I e II, apenas.
Alternativa 3:
II e III, apenas.
Alternativa 4:
III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III, apenas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa 5:
I, II e III, apenas.
Explicação:
I - A concepçãoo de certo e errado baseia-
se na linguagem como expressão de pensamento, que preconizava uma “língua correta” e exige uma “forma de pensar correta”, favorecendo o ensino da gramática normativa tradicional. A língua seria um produto acabado, estável e inerte. E segundo a linguagem como interação (que ampara a bncc) "a interação é um processo natural da língua, constituindo-se, ininterruptamente, por meio da verbalização social. NÃO É, portanto, um sistema estável e com constituições idênticas e fixas no processo comunicativo". PAG 18
II o letramento consiste em uma importante maneira de preparação do aluno para os desafios futuros de sua carreira profissional,"o letramento é a reflexão sobre o conjunto de práticas escritas utilizadas em determinada sociedade ou contexto, possibilitando ao indivíduo a maior inserção no mundo letrado real. PAG 69
III "os falantes trocam experiências, conhecimentos, interesses etc., constituindo-se como agentes sociais por meio da linguagem." Entende-se que o aluno só pode refletir sobre a língua se ele a compreende, a interpreta, a analisa e consegue produzi-la por meio de textos. PAG 21
IV ERRADA, POIS o letramento e suas concepções interferem sim no uso da língua no cotidiano, visto que possibilita a interação com a sociedade. . Os falantes trocam experiências, conhecimentos, interesses etc., constituindo-se como agentes sociais por meio da linguagem; A língua não é "individual e não social", mas possui um caráter social: