Segundo Soares (2004, p. 40), o letrado é “não só aquele que sabe ler e escrever, mas aquele que usa socialmente a leitura e a escrita, pratica a leitura e a escrita, responde adequadamente às demandas sociais de leitura e escrita.”.
(SOARES, Magda. Letramento e escolarização. In: Letramento no Brasil, reflexões a partir do INAF 2001 (org.) Vera Massagão Ribeiro – 2ª Ed. – São Paulo, Global , 2004)
Diante dessa afirmação fica evidente a importância de um ensino de língua materna de qualidade no nível básico da escola brasileira direcionado para o letramento. Sobre o ensino de língua materna, analise as afirmativas que seguem:
I – O estudo de língua materna não pode estar centrado em certo e errado.
II – O letramento é uma forma de preparar o aluno para futuros desafios em sua carreira profissional diante da importância social da língua.
III – A língua e a grande ferramenta que disponibilizamos para socializar, interagir e expressar sentimentos, portanto, o letramento nesse processo é fundamental para a transformação dos sujeitos.
IV – O letramento e suas concepções expressam conceitos periféricos e não interferem no uso da língua no cotidiano, isso explica o fato de a língua ser individual e não social.
É correto o que se afirma em:
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
I e II, apenas.
Alternativa 3:
II e III, apenas.
Alternativa 4:
III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III, apenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
Alternativa 5: I, II e III, apenas.
Para o correto estudo da língua materna, não é recomendada a centralização entre certo e errado. Visto que o letramento consiste em uma importante maneira de preparação do aluno para os desafios futuros de sua carreira profissional, pois a língua apresenta extrema importância social.
Através da língua e da linguagem é possível a ocorrência da socialização, da interação e da expressão de sentimentos que resultam na formação do indivíduo.
Bons estudos!
Perguntas interessantes