Pedagogia, perguntado por daysearaujo2015, 1 ano atrás

Segundo Silva o livro editado três ensaios sobre sexualidade descreveu a sequência e anunciou as fases do desenvolvimento psicossocial A partir dos estudos realizados por vc redija um parágrafo de no máximo 15 linhas caracterizando a fase anal

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Respondido por Pedronascimento9000
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Freud faz considerações muito específicas sobre a relação entre a formação de traços de caráter (que por sinal ele não define no texto) e a relação entre uma função corporal específica (a defecação), o órgão nela envolvido (o ânus), a pulsão sexual que emerge dessa ou se representa nessa relação e, por fim, os destinos que podem ter essa relação:  prolongamentos de práticas, sublimação ou aparecimento de formações reativas.Interessante notar o quanto, nessa teoria, o caráter (algo que seria praticamente imutável) está associado à noção de complexo (conjunto de representações que formam cadeias associativas que orientam o comportamento face a determinadas situações).O Interesse do texto está realmente nas relações simbólicas que se podem construir a partir da interpretação de alguns atributos de caráter e sua associação com a história libidinal do indivíduo. (Particularmente, acredito que as associações feitas por Freud são excessivamente denotativas, mas tomando-as como insights e compreendendo sua estrutura, abre-se a possibilidade de realizar outras associações que aparecem no curso de uma análise).Freud identifica pessoas ordeiras, parcimoniosas e obstinadas com um complexo surgido na infância em indivíduos que tiveram dificuldade em superar sua incontinência fecal e/ou indivíduos que se recusavam a esvaziar os intestinos quando bebês (estamos falando da pré-fase de latência sexual, antes dos cinco anos).  Muitas dessas pessoas também relembram atos indecorosos com as fezes que, como veremos, em textos posteriores, Freud associa a uma dádiva, à criação de algo a partir do seu próprio corpo.O raciocínio de Freud parte da constatação que para tais indivíduos há um caráter erógeno  na zona anal. Quando uma zona erógena exerce sua força sobre o comportamento do homem, mobilizando uma pulsão, parte desta pode ser utilizada na sexualidade, mas parte pode ser defletida para outras atividades (sublimação) e parte pode, ainda, ser recalcada (por sentimentos incutidos e de pudor e vergonha) e dar origem a formações reativas (formações que realizam a pulsão e o desejo por outros meios, às vezes patológicos, como nas neuroses obsessivas).Nesse texto, Freud infere que o caráter que gera um indivíduo focado na limpeza, na ordem e na fidedignidade é uma formação reativa ao perturbador interesse pela imundice.(O indivíduo, que sente prazer em defecar e considera suas fezes uma criação com valor, confrontado com as forças civilizatórias repressoras, realiza uma operação psíquica contrária renegando aquilo a que conferia valor e transferindo a sua energia para atos opostos que realizam a pulsão original. Dentre esses atos ou comportamentos, está também o apego ao dinheiro. Aqui Freud faz uma série de considerações culturais sobre a relação entre o ouro e excremento: ouro do diabo que se transforma em excremento, o defecador de ducados, etc. Para mim, a interpretação simbólica é mais primitiva e mais em linha com a idéia da transformação de uma representação em seu oposto: o excremento é uma dádiva, algo que se cria “do nada”, o dinheiro se ganha pelo mérito ou reconhecimento ou, por meios escusos, nos casos em que a formação se associa a uma perversão. Freud volta a essa linha de pensamento quando afirma: “É possível que o contraste existente entre a substância mais preciosa (…) e a mais desprezível (…) tenha levado a essa identificação (…)”).(O desaparecimento de um impulso primitivo por transferência a um objetivo emergente é o processo psíquico que vale a pena reter a partir dessas colocações a meu ver).Importante ressaltar que Freud relaciona a formação do caráter com o desenvolvimento da sexualidade infantil, mas toma outro sentido quando inclui em seu pensamento a segunda tópica. A esse respeito, ver o resumo do texto o “Eu e o Isso” supra.
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