História, perguntado por AdrianaCuritiba, 11 meses atrás

Segundo Sikorski e Cunha (2016), “a Revolução Industrial aconteceu na Inglaterra na segunda metade do século XVIII e encerrou a transição entre feudalismo e capitalismo, a fase de acumulação primitiva de capitais e de preponderância do capital mercantil sobre a produção. Completou ainda o movimento da revolução burguesa iniciada na Inglaterra no século XVII”. A partir da Revolução Industrial, a produção em larga escala passou a ser impulsionada pela inserção da máquina no processo produtivo. SIKORSKI, Daniela; CUNHA, Maria Cristina Araújo de Brito. Questão Social na Contemporaneidade. Maringá: Unicesumar, 2016.
Sobre as consequências da mecanização para as condições de trabalho do trabalhador, assinale a alternativa correta. ​
Alternativas Alternativa 1: A partir do processo de mecanização, houve o aumento da demanda por força de trabalho e diminuiu o processo de exploração do capital.
Alternativa 2: A partir do processo de mecanização, ocorre a alienação do trabalho, a fragmentação do processo produtivo e a diminuição da carga horária de trabalho do trabalhador.
Alternativa 3: A partir do processo de mecanização, ocorre o aumento da produção em larga escala, pois o trabalho alienado e fragmentado permitiu a melhoria das condições de trabalho do trabalhador.
Alternativa 4: A partir do processo de mecanização, houve a ampliação do processo de exploração da força de trabalho, redução de salários e ampliação de carga horária, ocasionando a precarização as condições de vida e trabalho dos trabalhadores.
Alternativa 5: A partir do processo de mecanização, homem e máquina convivem no mesmo espaço, contribuindo para o aumento da produção de mercadorias e de divisão da riqueza socialmente produzida entre burgueses e proletários.

Soluções para a tarefa

Respondido por thaynnaba
13

Sobre os aspectos da revolução industrial temos que a resposta certa é a: Alternativa 4: A partir do processo de mecanização, houve a ampliação do processo de exploração da força de trabalho, redução de salários e ampliação de carga horária, ocasionando a precarização as condições de vida e trabalho dos trabalhadores.

Isso porque a revolução industrial possibilitou que houvesse uma mudança significativa no que diz respeito a forma de trabalho bem como a utilização do capital.

Assim, temos que houve uma exploração da mão de obra dos trabalhadores nas fábricas.

Logo, temos uma expansão da deterioração da qualidade de vida das pessoas com redução de salários e uma atividade basante insalubre.

espero ter ajudado!


DAIMARQUESPTC: TEM O GABARITO ?
Respondido por DAIMARQUESPTC
4

Resposta: alternativa 4

Perguntas interessantes