História, perguntado por sakurija, 4 meses atrás

segundo Sérgio Buarque de Holanda no convivio social o brasileiro é "emotivo", pauta-se no "afeto", na "familia, sua afinidades nascem na intimidade. qual relação dessa característica com uma sociedade oriunda do patriarcalismo e patrimonialismo?​

Soluções para a tarefa

Respondido por heloisagoncalves745
9

Segundo o teórico Sérgio Buarque de Holanda, a afetividade e a emotividade que unem as famílias brasileiras originam o patriarcalismo e patrimonialismo, pois essa união das famílias gera acordos familiares em várias instâncias e possibilitam que o genitor gerencie a instituição familiar, especialmente as filhas e a esposa.

Sérgio Buarque de Holanda e as teorias sobre o patriarcalismo e patrimonialismo

O estudioso concentrou seus estudos sobre as configurações familiares brasileiras constituídas desde a colonização portuguesa, apreciações que o fizeram criar sua teoria sobre o homem cordial, um homem bondoso e protetor para a sua família.

Porém, para o teórico tal configuração seria danosa ao desenvolvimento da mulher, pois esse mesmo homem cordial tomaria decisões boas e ruins em razão da proteção, assim, surgiria o patriarcado que é a realidade forte das famílias no Brasil.

Mais sobre o homem cordial de Sérgio Buarque de Holanda: https://brainly.com.br/tarefa/50124224

Anexos:
Perguntas interessantes