Segundo Schwartz (2014) “a indústria açucareira brasileira, concentrada nas capitanias da Bahia e Pernambuco, floresceu depois de 1570. Entre esse período e meados do século XVII, o açúcar brasileiro dominou o mercado europeu. Em 1570, havia sessenta engenhos em funcionamento no litoral, concentrando-se, a maioria, em Pernambuco (22) e na Bahia (18) [...]. Em 1629, a colônia tinha 346 engenhos [...]” (SCHWARTZ, 2014, p. 339-340).
SCHWARTZ, S. O Nordeste açucareiro no Brasil Colonial. In: FRAGOSO, J. L. R.; GOUVÊA, M. F. (org). O Brasil Colonial 1580-1720. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014.
Nesse contexto, observamos a relevância da economia açucareira nos trópicos portugueses, sobretudo no Recôncavo Baiano e na capitania de Pernambuco. A partir dessa análise, assinale a alternativa abaixo que apresenta a combinação de fatores positivos que possibilitaram o crescimento da indústria açucareira:
ALTERNATIVAS
Alta tecnologia, investimentos maciços da Coroa portuguesa, mão de obra abundante e terras férteis.
Segurança contra os levantes escravos, mão de obra indígena e assalariada, terras férteis e mercado interno de consumo em crescimento.
Clima propício, amplas áreas de massapé, localização adequada, fornecimento de água necessário para os Engenhos e locomoção fácil até o porto.
Vastas florestas fornecedoras de lenha, capital e mão de obra abundantes, terras férteis e necessidade do produto no mercado externo.
Mão de obra escrava suficiente, alta tecnologia, terras férteis, localização adequada e mercado interno e externo em crescimento.
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
resposta correta alternativa C
Respondido por
8
A resposta correta é a letra C.
Perguntas interessantes
Matemática,
11 meses atrás
ENEM,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Saúde,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás