Filosofia, perguntado por germanofernanda20, 6 meses atrás

Segundo Schiller:
a) Quais instintos formam o Homem e como eles se relacionam?
b) O que seria uma "educação estética" do Homem? O que ela poderia realizar?

2 - Schiller acredita que "é pela liberdade estética que se vai à liberdade política". Também acredita que "o caminho para a cabeça está no coração". Ambas afirmações resumem boa parte do projeto deste filósofo. E você, o que pensa sobre ambas propostas do projeto artístico-político-pedagógico de Schiller?

me ajudem por favor !!!!!!!!!!!!!!!

Soluções para a tarefa

Respondido por AnthonioJorge
1

Somente o jogo das artes, para Schiller, poderia verdadeiramente tornar o homem livre. Schiller não acredita que só se aprenda a liberdade quando se luta politicamente por ela. Ele não acredita no learning by doing, porque, para ele, “é através da beleza que se chega à liberdade”.

Tem-se de criar no homem o campo de exercício de liberdade onde se possa criar futuramente o Estado livre

A bela arte educa e aprimora os sentimentos, sim, mas o mundo estético é mais do que isso: não é um mero campo de refinamento dos sentimentos, mas o lugar onde o homem se torna explicitamente o que ele é desde sempre implicitamente: HOMO LUDENS:

“Para dizê-lo de uma vez por todas, o ser humano brinca apenas onde ele corresponde plenamente ao conceito de ser humano, e ele é apenas completamente humano quando brinca”

Exemplos: medos da morte e da doença e do declínio perdem a força quando passam pelo jogo – pelo ritual, pelo tabu, pela simbolização

Respondido por pipoca63
0

Resposta:

Somente o jogo das artes, para Schiller, poderia verdadeiramente tornar o homem livre. Schiller não acredita que só se aprenda a liberdade quando se luta politicamente por ela. Ele não acredita no learning by doing, porque, para ele, “é através da beleza que se chega à liberdade”.

Tem-se de criar no homem o campo de exercício de liberdade onde se possa criar futuramente o Estado livre

A bela arte educa e aprimora os sentimentos, sim, mas o mundo estético é mais do que isso: não é um mero campo de refinamento dos sentimentos, mas o lugar onde o homem se torna explicitamente o que ele é desde sempre implicitamente: HOMO LUDENS:

“Para dizê-lo de uma vez por todas, o ser humano brinca apenas onde ele corresponde plenamente ao conceito de ser humano, e ele é apenas completamente humano quando brinca”

Exemplos: medos da morte e da doença e do declínio perdem a força quando passam pelo jogo – pelo ritual, pelo tabu, pela simbolização

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