Segundo Santo Tomás de Aquino, há cinco vias que mostram a existência de Deus. Assinale qual das alternativas descreve CORRETAMENTE estas cinco vias.
1 ponto
a) Os argumentos: do primeiro motor; sobre a primeira causa eficiente; sobre o existente necessário; sobre os graus do ser; sobre o fim supremo de todas as coisas.
b) Os argumentos: da iluminação interior; sobre a primeira causa eficiente; sobre o primeiro motor; sobre o fim supremo de todas as coisas; sobre os graus do ser.
c) Os argumentos: sobre a iluminação interior; sobre a dialética da Ideia do Bem; sobre a causalidade necessária; sobre a hierarquia dos seres; sobre a eternidade.
d) Os argumentos: sobre a hierarquia dos seres; sobre a iluminação interior; sobre a dialética da Ideia de Bem; sobre o primeiro motor; sobre a ideia inata de Deus.
e) Os argumentos: sobre a Ideia transcendental de Deus; sobre a causalidade necessária; sobre a eternidade; sobre a iluminação interior; sobre o fim supremo de todas as coisas.
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Resposta:
Letra A
Explicação:
por que eu fiz e errei , dai eu vi a certa ^^
Zaidely:
1- b
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Sobre as cinco vias que apontam a existência de Deus: ALTERNATIVA A
De acordo com Santo Tomás, há 5 vias que levam para a existência divina:
- 1ª: Primeiro Motor - essa teoria concebe que tudo que se move só se move, porque algo moveu. Assim, pode-se perguntar quem move Deus. A resposta é que Deus automovimenta-se e autoimpulsiona-se por ser eterno.
- 2ª: Causa eficiente - para o filósofo, tudo que existe no mundo foi consequência de outro ser no mundo. Tudo é causa e efeito. Contudo, Deus não possui causa em sua criação. Assim, Ele é a sua própria causa primeira.
- 3ª: Ser necessário - Deus é necessário, porque ele é criador e criou tudo do nada, inclusive a Si próprio. Com isso, se Ele não existisse, nada existiria.
- 4ª: Ser perfeito - Para Santo Tomás, há hierarquia de perfeição nos seres imperfeitos. Assim, o Perfeitíssimo é Deus. Após, são os anjos, pois são criaturas imortais e, por último, os seres humanos, que possuem a matéria e o pecado original como afastamento da perfeição.
- 5ª: Inteligência ordenadora - o pensador acredita que, no mundo, há uma espécie de inteligência que controla tudo. Tal inteligência é responsável por ordenar e "ditar as regras". O Ser que possui a inteligência ordenadora é Deus (acima do caos e do acaso), que cria e determina tudo o que existe.
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