Segundo Russo e Vian (2001, p. 53), a primeira preocupação no processo de alfabetização deve ser a de procurar trabalhar com elementos significativos para o aluno. Sabe-se que o que tem maior significado para uma criança é o seu próprio nome, que a identifica e lhe dá identidade. Sobre as formas de trabalhar a alfabetização através dos nomes, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. O professor que deseja trabalhar com os nomes na alfabetização deverá ter certeza da grafia correta e trabalhar as dificuldades ortográficas dos nomes das crianças com rigidez.
b. A lista de chamada dos alunos de uma classe é um material didático importantíssimo, porém, não pode ser aproveitada para mais nada, pois trata-se de linguagem oral e não escrita.
c. A utilização de crachás como auxílio da alfabetização é bem interessante, porém, o tamanho do crachá deverá ser igual para todos os nomes, independente do tamanho do nome, para que todos fiquem com o crachá do mesmo modelo.
d. A elaboração de prisma em cartolina do mesmo tamanho para cada aluno é bem pertinente. De um lado, escreve-se em letra de fôrma azul, do outro em letra cursiva em vermelho, o que faz com que os alunos percebam que o mesmo espaço pode ser o mesmo para palavras de tamanhos diferentes.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Olá!
A alternativa D) é a correta.
A alfabetização infantil pode ser trabalhada de diversas formas, e a utilização dos nomes das crianças é uma delas, bastante eficiente, e pode ser feita de diversas formas, até mesmo a linguagem oral pode ser utilizadas para ajudar na alfabetização.
A elaboração de um prisma feito de um material um pouco rígido de tamanho igual para todos os alunos é interessante. Podendo ser escrito de um lado uma letra, de forma de uma cor, e do outro lado, em letra cursiva, uma letra em vermelho, fazendo com que os alunos compreendam o espaço de escrita.
Perguntas interessantes
Português,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Física,
1 ano atrás
Direito,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás