Sociologia, perguntado por juliosammpaiojotxf44, 10 meses atrás

Segundo Roque Laraia, a partir do paradigma antropológico, cultura é: “[...] em seu amplo sentido etnográfico, este todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou quaisquer outras capacidades ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade” (LARAIA, 2000 p. 17).

Levando em consideração o que você aprendeu na Unidade 1, é possível afirmar, do ponto de vista Antropológico, que existem indivíduos “cultos” ou “incultos”? Justifique sua resposta.
Próprias palavras

Soluções para a tarefa

Respondido por pamilla791
0

Resposta:Um conceito antropológico

Roque de Barras Laraia

· Cada qual consider bárbaro o que não se pratica em sua terra. O fato de condenar qualquer outra cultura não deve nos levar a cegueira acerca dos nossos costumes.

· Desde a Antiguidade, foram comuns as tentativas de explicar as diferenças de comportamento entre homens, a partir das variações dos ambientes físicos.

· Os antropólogos estão totalmente convencidos de que as diferenças genéticas não são determinantes das diferenças culturais. Segundo Felix Keesing: "Não existe correlação significativa entre a distribuição dos caracteres genéticos e a distribuição dos comportamentos culturais. Qualquer criança humana pode ser educada em qualquer cultura se for colocada desde o início em situação conveniente de aprendizado".

· Os fatores que tiveram um papel preponderante na evolução do homem são sua faculdade de aprender e sua plasticidade.

· As pesquisas científicas revelam que o nível das aptidões mentais é quase o mesmo em todos os grupos étnicos.

· A antropologia tem mostrado que muitas das atividades atribuídas às mulheres em uma cultura podem ser atribuídas aos homens em outra cultura. A verificação de qualquer sistema de divisão sexual do trabalho mostra que ele é determinado culturalmente e não em função de uma racionalidade biológica.

· O comportamento dos indivíduos depende de um aprendizado, de um processo que chamamos de endoculturação. Um menino e uma menina agem diferentemente não em função de seus hormônios, mas em decorrência de uma educação diferenciada.

· O determinismo geográfico considera que as diferenças do ambiente físico condicionam a diversidade cultural.

· Não é possível admitir a ideia do determinismo geográfico, ou seja, a admissão da "ação mecânica das forças sobrenaturais sobre uma humanidade puramente receptiva". A posição da moderna antropologia é que a "cultura age seletivamente", e não casualmente, sobre seu meio ambiente, "explorando determinadas possibilidades e limites ao desenvolvimento, para o qual as forças decisivas estão na própria cultura e na história da cultura.

· As diferenças existentes entre os homens, portanto, não podem ser explicadas em termos das limitações que lhe são impostas pelo seu meio ambiente. A grande qualidade da espécie humana foi a de romper com suas própria limitações: um animal frágil, provido de insignificante força física , dominou toda a natureza e se transformou no mais temível dos predadores. Sem asas, dominou os ares, sem guelras ou membranas próprias, conquistou mares.

· Kultur (termo germânico) = simbolizar todos os aspectos espirituais de uma comunidade. Civilization (palavra francesa) = realizações materiais de um povo.

· Ambos os termos foram sintetizados por Edward Tylor, no vocabulário inglês, pelo termo "Culture" = Tomado em seu amplo sentido etnográfico é esse todo complexo que inclui conhecimentos , crenças, arte, moral, lei, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade.

Explicação:Meeee Segue!!

Perguntas interessantes