Segundo Relly (2004), 90% das crianças surdas nascem em famílias ouvintes que desconhecem a Libras. Assim, não constroem uma identidade surda em seu lar e, quando inseridas na escola regular com professores e colegas ouvintes, encontram a mesma dificuldade. A escola pode e deve trabalhar a construção identitária da criança surda, contemplando, o contato com: REILY, L. Escola inclusiva: linguagem e mediação. Campinas, São Paulo: Papirus,2004. (Série Educação Especial).I.Profissionais surdos, materiais didáticos específicos.II.Colegas surdos, a Libras e a cultura surda.III.Profissionais ouvintes, a literatura surda.IV.Colegas ouvintes, a Libras e a cultura surda.Assinale a alternativa correta:Alternativas:a)Somente a I está correta.b)Somente a II esta correta.c)Somente a I e II estão corretas.d)Somente III esta correta.e)Somente a III e a IV estão corretas.
Soluções para a tarefa
I.Profissionais surdos, materiais didáticos específicos.
Falso. Profissionais surdos não podem ser encontrados com tanta facilidade.
II.Colegas surdos, a Libras e a cultura surda.
Falso. Não se pode esperar que a escola tenha outros alunos surdos para que a criança se articule.
III.Profissionais ouvintes, a literatura surda.
Correto. Professores ouvintes poderão ser encontrados nas escolas, bem como o trabalho com literatura surda pode ser, também, bastante interessante e estar disponível para estas crianças.
IV.Colegas ouvintes, a Libras e a cultura surda
Correto. A libras pode ser uma ferramenta útil para a comunicação dos alunos com seus colegas e professores. A cultura surda pode ser estimulada através do uso de materiais provenientes dessa comunidade, que podem motivar a criança em seu desenvolvimento.
RESPOSTA DA AV1 LIBRAS AV1 1C 2A 3A 4B 5B