História, perguntado por nadi5marMelSp, 1 ano atrás

segundo reinado no brasil resumo? heeelllpppp :)

Soluções para a tarefa

Respondido por waleriafaria10
9

O Segundo Reinado foi a época em que D. Pedro II teve o seu poder no Império, tudo começou quando  D. Pedro I voltou para Portugal e deixou aqui seu filho Pedro, que após o período regencial, quando o partido conservador venceu uma ´´disputa``, que deu no golpe da maioridade, então Dom Pedro II assumiu o trono com apenas 14 anos de idade, um tempo depois a Inglaterra começou a fazer pressão em cima do Brasil para que D. Pedro II acabasse com a escravidão, mas o Brasil não podia fazer isso, então para não perder o apoio da Inglaterra, o Brasil começou a acabar com a escravidão pouco a pouco, primeiro criou a lei de ´Eusébio de Queiroz`, depois criou a lei dos ´Sexagenários`, depois a lei do ´Ventre livre` , ele já estava quase conseguindo acabar com a escravidão, até que ]Pedro II teve um problema de saúde e saiu do Brasil para tratar, deixando aqui sua filha, Elizabeth, como regente, ela era conservadora, católica, contra a escravidão, assim que começou a comandar no lugar do seu pai, pensando que poderia haver um ´´Terceiro Reinado`` ela assinou a lei Aurea, em que libertava todos os escravos, isso alegrou a Inglaterra, mas a maior parte da população brasileira foi contra o que ela fez, assim ela perdeu o apoio de praticamente mais da metade da população.

Respondido por brunacrislaynec
1

Resposta:

O Segundo Reinado é um período da história do Brasil inerente ao Império do Brasil que compreende 49 anos, iniciando-se com o fim do período regencialem 23 de julho de 1840, com a declaração de maioridade de Pedro de Alcântara, e tendo o seu término em 15 de novembro de 1889, quando a monarquia constitucional parlamentarista vigente foi derrubada pela proclamação da república.

O Segundo Reinado foi uma época de grande progresso cultural e de grande significância para o Brasil, com o crescimento e a consolidação da nação brasileira como um país independente, e como importante membro entre as nações americanas. Denota-se nesta época a solidificação do exército e da marinha, culminando na Guerra do Paraguai em 1865, e mudanças profundas na esfera social, como a gradativa libertação dos escravos negros e o incentivo da imigração europeia para se juntar à força de trabalho brasileira. Nesse período, ocorreu a expansão da urbanização das grandes cidades e a construção em larga escala das estradas de ferro, visando este último o mobilizar mais eficiente do fluxo de bens de consumo e a interiorização do país; além da introdução dos telégrafos elétricos, linhas de navios a vapor e, em 1877, a aquisição dos primeiros telefones.A segunda metade do século XIX foi marcada por uma incipiente modernização brasileira baseada em três pilares: a economia cafeeira no sudeste, o fim do tráfico negreiro e extinção gradual da escravidão, e o incentivo à indústria.

Explicação:

Perguntas interessantes