(segundo reinado) Como D. Pedro II conseguiu estabelecer uma estabilidade econômica ao Brasil durante o Segundo Reinado? E estabilidade política?
Soluções para a tarefa
Política
Nessa época surgem os primeiros partidos políticos no Brasil:
o Partido Liberal, cujos membros eram conhecidos como os “luzia”;
o Partido Conservador, cujos membros eram conhecidos como os “saquarema”.
ambos os partidos defendiam as ideias de elite, como a manutenção da escravidão. Somente se diferiam em relação ao poder central, com os liberais lutando por mais autonomia provincial e os conservadores por mais centralização.
Por causa da abdicação do seu pai, D. Pedro II sentiu a necessidade de mudar forma de governo. Seguindo, assim, ao sistema que tem origem na Inglaterra, em 1847 é implantado o parlamentarismo no Brasil.
Este sistema ficou conhecido como parlamentarismo às avessas dado que o Presidente de Conselho era escolhido de uma lista de tripla pelo imperador e não necessariamente era o candidato mais votado, como na Inglaterra. O imperador também detinha o Poder Moderador, mas este foi usado poucas vezes pelo soberano.
Economia
as excelentes condições de plantio no Vale do Paraíba alavancaram a produção e a exportação do café.
O Brasil começou a exportar mais do que a importar e a procura pelo café era tão grande que havia necessidade de aumentar a mão de obra. Por isso, os fazendeiros de café viam com maus olhos as tentativas de qualquer lei que favorecesse a abolição da escravidão.
A fim de se proteger, os latifundiários apoiam a vinda de imigrantes, especialmente italianos, para trabalharem nos cafezais.
Em decorrência do crescimento da exportação de café são construídas as primeiras ferrovias e formaram-se muitas cidades. Os portos de Santos e Rio de Janeiro prosperam.
Nessa época começam a ser montadas as primeiras fábricas no Brasil, ainda que de forma isolada e em grande parte devido ao trabalho do Barão de Mauá.