Segundo Porcher (1982, p. 108), "[...] os desenhos infantis são, portanto, palavras. Ao desenhar, a criança expressa coisa diferente do que sua inteligência ou nível de desenvolvimento mental: uma espécie de projeção da sua própria existência e da dos outros, ou melhor, da maneira pela qual se sente existir, e sente os outros existirem". Sobre o trabalho com esta linguagem, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A prática do desenho não se desenvolve de forma espontânea. Seu conteúdo deve ser planejado e sistematizado, o professor deve conhecer essa linguagem como forma de expressão para proporcionar ao aluno desafios e aprendizagens.
PORQUE
II. Deve ser evitado oferecer desenhos prontos, estereotipados ou xerocados que geralmente apresenta o objetivo de colorir espaços e não proporciona o desenvolvimento de conhecimentos na área, e também impede a criança de valorizar a própria produção artística.
Acerca dessas asserções, assinale a alternativa correta. Escolha uma:
* a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. ****** CORRETA
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
d. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Soluções para a tarefa
Respondido por
186
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Respondido por
99
I. Com base no que diz Porcher (1982, p. 108), podemos inferir que a prática do desenho não é desenvolvida de modo natural.
O professor precisa planejar e propor desenhos com base em seus conhecimentos sobre essa linguagem como forma de expressão.
II. É preciso oferecer mais desenhos livres para que as crianças consigam desenvolver seus conhecimentos espaciais em seus desenhos, pois elas devem ver o próprio resultado de seu esforço, valorizando a produção artística.
C) as asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Abraços!
Perguntas interessantes