Segundo pesquisadores da Educação, o currículo é um importante instrumento que regula as práticas desenvolvidas. Segundo Silva (1999, p. 15), “nas teorias do currículo, a pergunta ‘o quê?’ nunca está separada de uma outra pergunta importante: ‘o que eles ou elas devem ser?’, ou melhor, ‘o que eles ou elas devem se tornar?’. Afinal, um currículo busca precisamente modificar as pessoas que vão seguir aquele currículo”. Essa reflexão se articula às compreensões de currículo situadas em alguns paradigmas.
SILVA, Tomas Tadeu. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
Sobre essas concepções de currículos articuladas às respectivas teorias é possível afirmar que:
Alternativa 1:
O currículo concebido no paradigma das teorias críticas visa a reprodução de processos e conceitos, restringindo-se à aceitação, ajuste e adaptação àquilo que é dominante no contexto vigente.
Alternativa 2:
O currículo concebido no paradigma das teorias pós-críticas defende a pluralidade cultural e a diversidade humana considerando, nas vivências, elementos como, identidade, alteridade e diferença.
Alternativa 3:
O currículo concebido no paradigma das teorias pós-críticas não problematiza as instituições de ensino, tampouco os processos de configuração da vida social na sua relação com o ensino-aprendizagem.
Alternativa 4:
O currículo concebido no paradigma das teorias tradicionais visa o desenvolvimento de competências e habilidades a serem desenvolvidas para a promoção do sujeito enquanto ser humano, crítico e criativo.
Alternativa 5:
O currículo concebido no paradigma das teorias tradicionais visa um aprofundamento de questões relacionadas à desigualdade social, feminismos, gênero, entre outros, como temas que perpassam a realidade escolar.
mdzdebora:
O currículo concebido no paradigma das teorias pós-críticas defende a pluralidade cultural e a diversidade humana considerando, nas vivências, elementos como, identidade, alteridade e diferença.
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Alternativa B: O currículo concebido no paradigma das teorias pós-críticas defende a pluralidade cultural e a diversidade humana considerando, nas vivências, elementos como, identidade, alteridade e diferença.
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