Pedagogia, perguntado por robertasobralpd0bt4, 4 meses atrás

Segundo pesquisadores da Educação, o currículo é um importante instrumento que regula as práticas desenvolvidas. Segundo Silva (1999, p. 15), “nas teorias do currículo, a pergunta ‘o quê?’ nunca está separada de uma outra pergunta importante: ‘o que eles ou elas devem ser?’, ou melhor, ‘o que eles ou elas devem se tornar?’. Afinal, um currículo busca precisamente modificar as pessoas que vão seguir aquele currículo”. Essa reflexão se articula às compreensões de currículo situadas em alguns paradigmas.

SILVA, Tomas Tadeu. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

Sobre essas concepções de currículos articuladas às respectivas teorias é possível afirmar que:
Alternativas
Alternativa 1:
O currículo concebido no paradigma das teorias críticas visa a reprodução de processos e conceitos, restringindo-se à aceitação, ajuste e adaptação àquilo que é dominante no contexto vigente.

Alternativa 2:
O currículo concebido no paradigma das teorias pós-críticas defende a pluralidade cultural e a diversidade humana considerando, nas vivências, elementos como, identidade, alteridade e diferença.

Alternativa 3:
O currículo concebido no paradigma das teorias pós-críticas não problematiza as instituições de ensino, tampouco os processos de configuração da vida social na sua relação com o ensino-aprendizagem.

Alternativa 4:
O currículo concebido no paradigma das teorias tradicionais visa o desenvolvimento de competências e habilidades a serem desenvolvidas para a promoção do sujeito enquanto ser humano, crítico e criativo.

Alternativa 5:
O currículo concebido no paradigma das teorias tradicionais visa um aprofundamento de questões relacionadas à desigualdade social, feminismos, gênero, entre outros, como temas que perpassam a realidade escolar.

Soluções para a tarefa

Respondido por lepatrzyk
13

Resposta:

Alternativa 2. O currículo concebido no paradigma das teorias pós-críticas defende a pluralidade cultural e a diversidade humana considerando, nas vivências, elementos como, identidade, alteridade e diferença.

Explicação:

"Podemos perceber assim, que a humanidade, na perspectiva multiculturalista, é vista como plural e o currículo precisa pensar e refletir tal pluralidade. E assim, a teoria pós crítica com suas propostas de reflexão para além da crítica, com um olhar sobre aquilo que está posto e o necessário debate sobre relações de poder, diferenças, tolerância e respeito, ganham espaço e também deve estar presente no currículo escolar.

Numa sociedade plural a escola é lugar comum, mas não se pode resumir a discussões comuns. Isso significa que as representatividades das diversas culturas e suas contribuições históricas, sociais e econômicas precisariam ser pensadas e estarem presentes no currículo". (Fonte: Livro Didático, página 58).

Respondido por Leticia140778
2

Em relação ao currículo considera-se a alternativa 2, sendo que o mesmo não tem relação com as teorias críticas porque essas visam as mudanças e não a reprodução; as teorias pós-críticas problematizam; as teorias tradicionais veem o currículo como parte da organização do saber e como correspondem a tradição não aprofundam os problemas.

Características do currículo

Entre as características do currículo é possível destacar:

  • não corresponde a uma organização imparcial, pois propõe o alcance de objetivos;
  • atualmente a BNCC determina o currículo escolar, portanto, a mesma engloba competências e habilidades que devem ser desenvolvidas;
  • o currículo vai influenciar o futuro social.

Saiba mais sobre o currículo em:

https://brainly.com.br/tarefa/53259441

https://brainly.com.br/tarefa/49028680

https://brainly.com.br/tarefa/49559914

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes