segundo pesquisadores como é o solo da floresta amazônica? como ficará esse solo se a floresta for desmatada
Soluções para a tarefa
Resposta:
O solo da floresta amazônica é em geral bastante arenoso. Possui uma fina camada de nutrientes que se forma a partir da decomposição de folhas, frutos e animais mortos. Esta camada é rica em húmus, matéria orgânica muito importante para algumas espécies de plantas da região.
Em áreas desmatadas, as fortes chuvas "lavam" o solo, carregando seus nutrientes. É o chamado processo de lixiviação, que deixa os solos amazônicos ainda mais pobres. Apenas 14% de todo o território pode ser considerado fértil para a agricultura.
Mas se apenas essa pequena parte é fértil, como existem tantas árvores? Aqui está um dos pontos essenciais para o equilíbrio do ecossistema.
Neste processo a camada de húmus tem um papel fundamental. Além disso, os poucos nutrientes presentes no solo são rapidamente absorvidos pelas raízes das árvores, e estas plantas, por sua vez, tornam a liberar nutrientes para enriquecimento do solo. Trata-se de uma constante reciclagem de nutrientes.
Explicação:
solo pode ficar infértil para o plantio (desfertilização);
- Contaminação de rios, lençóis freáticos, mananciais, nascentes, lagos, etc;
- Desequilíbrio do ecossistema, através da extinção de plantas e animais da região atingida;
- Mudanças na densidade e consistência do solo;
- Saturação do solo;
- Alterações na tipografia do solo;
- Perda da capacidade de drenagem natural;
- Elevação na temperatura do solo, quando ocorre formação de gases no subsolo (metano e dióxido de carbono, por exemplo)
- Impregnação de substâncias poluentes;
- Mudanças no cheiro da terra que compõe o solo;
- Formação de lamas de esgoto na superfície;
- Deslizamento de terras em regiões morros, provocadas pela infiltração de poluentes líquidos.
Solo não fértil, mas com grande número de árvores, fica mais fácil de nascer planta. Com a retirada dessas árvores, vai ser mais difícil de se replantar