Administração, perguntado por tatylorejan1, 1 ano atrás

Segundo pesquisa apresentada pela Deloitte, nos últimos 12 meses a internet teve o percentual mais alto de aprovação, de 69%, entre os meios de comunicação em sua eficiência na promoção de vendas. Na outra ponta, no entanto, o comércio eletrônico representa ainda apenas 6% do faturamento das 109 empresas entrevistadas, frente a 50% das vendas realizadas nas lojas físicas. O uso da web pelo consumidor ainda está concentrado na busca de promoções ou dos melhores preços. De acordo com os dados da Deloitte, 48% usam a rede com essa finalidade. As empresas, de seu lado, concentram suas ações em atividades para aumentar e melhorar o relacionamento, uma das prioridades para 53%.

De acordo com alguns executivos, a web representa alguns perigos claros. O maior deles: a internet potencializa a quantidade de informação disponível para os clientes. Resultado: tende a diminuir as margens das empresas. Mecanismos de comparação de preço ajudam os clientes a economizar dinheiro, o que aumenta a concorrência. Fóruns na internet também podem prejudicar a imagem das empresas. “Quando colocamos no Google uma pergunta simples como ‘compro uma filmadora DVD ou uma Mini DV’, os primeiros resultados que aparecerem são fóruns”, afirma Carlos Wener, diretor da Samsung. “Nós não temos mais uma ‘voz única’. Temos que educar os internautas. É muito difícil”.


Um pecado capital cometido por algumas empresas é tentar enganar o consumidor, “levantando elogios” na internet. A tática é a seguinte: equipes da própria empresa entram na rede e se fazem passar por clientes, falando bem dos produtos. Segundo a experiência já acumulada, isso não funciona. “É preciso ser honesto e se identificar, senão você será descoberto e aí será ainda pior”, acredita Wener. Complexo, não? Mas a solução não parece vir de outro planeta. “O consumidor de hoje é o consumidor de ontem, o que muda são as ferramentas de marketing e propaganda a serem utilizadas. Não é o neoconsumidor. É o neomarketing”, afirma Sérgio Valente, presidente da agência de publicidade DM9DDB.


(Adaptado de: http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,ERT94560-16373,00.html)


A partir do texto acima e tomando por base os conteúdos abordados nas aulas e no referencial bibliográfico da disciplina, analise as afirmações abaixo e escolha a alternativa correta.



I - No processo de decisão de compra, a internet afetou a fase de busca de informação que pode ser intensificada pelo consumidor pela abundância de informações disponíveis na web.

II - Diversas ferramentas e informações disponíveis na internet influenciam a fase de avaliação de alternativas no processo de avaliação de alternativas.

III - O uso da web pelo consumidor não afeta a etapa de decisão de compra, pois o cliente nesse meio ainda está concentrado na busca de promoções ou dos melhores preços.

IV - Atualmente a fase de avaliação de compra agora pode ser compartilhada pelo consumidor por relatos referentes a satisfação ou não decorrente do uso de um produto.





A São corretas apenas as afirmativas I, II.
B São corretas apenas as afirmativas II, III.
C São corretas apenas as afirmativas III, IV.
D São corretas apenas as afirmativas I, III, IV.
E São corretas apenas as afirmativas I II, IV.

Soluções para a tarefa

Respondido por Niltonpoços
23
Creio que seja letra C mas ainda estou confirmando pois a  I e a III há uma contradição entre elas  e por o comércio eletrônico representar   apenas 6% do faturamento 

Felinta: tá certo
calangolinux: ALGUEM JA RESPONDEU?
carlawilbert: E São corretas apenas as afirmativas I II, IV.
Você acertou!
brunarwilbert: correto D
franariati: letra D
RogerioDelphino: Letra E acertei 100%
brunarwilbert: letra D
Respondido por alessandramach
17

A alternativa correta da questão é a letra E:   São corretas apenas as afirmativas I II, IV.

A internet representa ao consumidor um mundo fantástico, repleto de informações e de possibilidades, onde ele pode navegar e pesquisar à vontade por preços, promoções e por maiores informações acerca do produto que pretende adquirir.

Não obstante, essas informações podem ser manipuladas pelas próprias empresas que vendem os produtos, colocando "falsos clientes" para opinarem e falarem beneficamente a partir do mesmo.

Podemos afirmar que a busca de informação, a fase de avaliação e a experiência da compra podem ser amplamente compartilhadas, numa troca efetuada tanto pela internet e o consumidor quanto entre ele e a mesma.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes