Segundo PEDUZZI (2003), os impactos que as tecnologias trouxeram para o trabalho em saúde são vários, alguns mais explícitos do que outros. Um dos impactos refere-se ao caráter multiprofissional das práticas, caracterizado pela divisão interna do trabalho constituído pelas especialidades médicas e pela agregação de profissionais de outras áreas da saúde. Quais os benefícios do trabalho multi e interdisciplinar na área da saúde?
Soluções para a tarefa
Resposta: A divisão do trabalho possibilita o aumento da produtividade dos serviços e da qualidade dos cuidados ofertados, além de consolidar as ações desenvolvidas pelos profissionais.
Explicação: O trabalho multiprofissional possibilita o aumento da produtividade dos serviços e da qualidade dos cuidados ofertados, entretanto, provoca uma fragmentação nas ações. Portanto, a eficácia da produção dos serviços de saúde resulta da composição e da cooperação de distintos profissionais, na execução do trabalho, devido à complementaridade e à interdependência das ações, que contribuem para um atendimento eficaz ao paciente. A interdisciplinaridade é uma tentativa de ultrapassar os limites do saber único e individual, a fim de alcançar uma integração dos saberes para qualificar a tomada de decisão, envolvendo todos os sujeitos, por meio da pesquisa, do ensino, da produção tecnológica ou da prestação de serviços. Na saúde, a incorporação de tecnologias, além de fortalecer a divisão do trabalho valorizou o trabalho realizado por equipes multiprofissionais qualificadas, ao invés da bipolaridade médico-atendente.
Resposta:
C - A divisão do trabalho possibilita o aumento da produtividade dos serviços e da qualidade dos cuidados ofertados, além de consolidar as ações desenvolvidas pelos profissionais.
Explicação:
O trabalho multiprofissional possibilita o aumento da produtividade dos serviços e da qualidade dos cuidados ofertados, entretanto, provoca uma fragmentação nas ações. Portanto, a eficácia da produção dos serviços de saúde resulta da composição e da cooperação de distintos profissionais, na execução do trabalho, devido à complementaridade e à interdependência das ações, que contribuem para um atendimento eficaz ao paciente. A interdisciplinaridade é uma tentativa de ultrapassar os limites do saber único e individual, a fim de alcançar uma integração dos saberes para qualificar a tomada de decisão, envolvendo todos os sujeitos, por meio da pesquisa, do ensino, da produção tecnológica ou da prestação de serviços. Na saúde, a incorporação de tecnologias, além de fortalecer a divisão do trabalho valorizou o trabalho realizado por equipes multiprofissionais qualificadas, ao invés da bipolaridade médico-atendente.